Com o kit antena digital, as famílias que precisarão trocar as antenas por causa do sinal 5G poderão realizar a mudança de forma gratuita.
A chegada do 5G no Brasil influenciou em um dos principais pontos da rotina do brasileiro: o sinal da televisão aberta. Com a nova rede, ele precisará trocar a parabólica para continuar recebendo o sinal com qualidade, visto que o do 5G pode interferir na transmissão. Saiba quem receberá o kit para trocar a antena por um sinal digital.
A troca em questão acaba sendo um gasto superior ao esperado para algumas famílias. Dessa forma, os cidadãos que fazem parte do Cadastro Único poderão receber gratuitamente o kit da antena digital. O intuito do governo com isso é de proporcionar o acesso das famílias em condição de vulnerabilidade a um som e imagem de qualidade.
A expectativa é de que a transmissão continue para todos sem qualquer interferência na programação. O kit contará também com uma instalação gratuita. A boa notícia é que a família cadastrada que já tiver uma antena digital, conhecida popularmente como “espinha de peixe”, não precisará realizar a troca.
Como solicitar o Kit Antena Digital
Para solicitar, é preciso que um dos integrantes do grupo cadastrado no CadÚnico entre em contato com a Central de Atendimento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pelo número 0800-729-2404. Além de no telefone, o solicitante poderá pedir também o equipamento pelo site do Siga Antenado.
Para solicitar o serviço online, será necessário:
- Acessar o menu no canto superior esquerdo da tela;
- Clicar em “Programa de distribuição de kits gratuitos”;
- Selecionar “Agende aqui”;
- Escolher qual será a forma de identificação, se o CPF ou o Número de Identificação Social (NIS).
Após completar as informações pessoais, o cidadão deverá responder a um questionário aplicado pela Anatel e definir qual o dia e horário para a instalação do kit. Passado esse período, um técnico especializado irá até a residência para verificar se um novo aparelho deverá ser instalado ou não.
Em quais locais o kit está sendo oferecido?
A tecnologia 5G já está disponível em 22 capitais do país. Entre elas, podemos citar Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro, Aracaju, Florianópolis, Recife e Maceió. O intuito da agência era de que a rede estivesse disponível em todas as capitais do país desde 31 de julho, contudo o cronograma foi adiado duas vezes devido um atraso na entrega de filtros que evitam que o 5G interfira em demais sinais de satélite.
Outro empecilho notificado pela Anatel diz respeito aos problemas logísticos em relação a entrega dos equipamentos necessários para a implantação da rede.
FONTE EDITAL CONCURSOS