A Prefeitura Municipal de Barbacena organizou um espaço para que o torcedor barbacenense pudesse acompanhar a estreia da seleção Brasileira de futebol, na Copa do Mundo do Catar, nesta quinta-feira (24). Foi colocado um telão na Praça da Estação e centenas de torcedores foram para o local. No entanto, após a partida, houve uma confusão generalizada e foi necessária a atuação da Polícia Militar, que utilizou spray de pimenta para dispensar os baderneiros.
Com o uso do spray, as pessoas que estavam no Mercado Central acabaram sendo atingidas pelo gás de pimenta e várias delas passaram mal. Logo após a confusão, a Administração do Mercado Central emitiu uma nota oficial esclarecendo que não houve nenhum problema dentro do mercado, afirmando que a confusão foi oriunda do evento na Praça da Estação. “O gás tomou conta do mercado tendo o público que se retirar do ambiente. Infelizmente clientes e crianças sofreram com o ocorrido”, afirma a nota que encerra fazendo um apelo: “Esperamos que a prefeitura e a PM se preparem melhor para os próximos jogos”.
Em resposta à manifestação da Administração do Mercado Central, a Polícia Militar emitiu um comunicado na manhã desta sexta-feira (25) assinada pelo Comandante da 13ª Região da Polícia Militar, Tenente Coronel Terence Pablino Floriano Guimarães:
“Na noite de ontem (24), durante as comemorações após o jogo do Brasil promovidas pela Prefeitura Municipal de Barbacena na Praça da Estação, em Barbacena, aconteceu uma briga nas proximidades do Mercado Central onde foi necessário o uso de meios não letais na área externa do mercado para controle da ordem. Devido às condições climáticas, o spray utilizado acabou entrando no Mercado Central afetando algumas pessoas que estavam em seu interior. Contudo, verificou-se uma falha grave da segurança local que impediu que as pessoas saíssem com o fechamento, inclusive, das saídas de emergência. Procedimento esse, equivocado em casos de pânico. O Corpo de Bombeiros será acionado para uma vistoria e laudo do acontecido. A Polícia Militar de Minas Gerais ressalta seu papel na garantia da segurança pública e manutenção da ordem em qualquer situação, primando sempre por um trabalho feito com responsabilidade visando sempre o menor risco para a população”.
FONTE BARBACENA ONLINE