2 de maio de 2024 02:47

Grande conquista: Hospital Queluz vai ganhar 15 leitos para atendimentos semi-intensivos de recém nascidos e crianças

Uma grande conquista para a saúde de Lafaiete e toda a região em torno da implantação de leitos para crianças e recém nascidos em estado grave e risco de vida que são obrigados a esperarem por liberação de vagas em UTI Neotal já que a cidade não dispõe destes serviços avançados de atendimento. Os leitos vão minimizar o drama tão comum em Lafaiete em buscar de uma vaga de UTI.

O Governo do Estado anunciou a instalação no prédio Hospital Queluz de 15 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCINco), também conhecidas como conhecidas como Unidades Semi-Intensiva (CI). Elas são em unidades hospitalares destinadas ao atendimento de recém-nascidos considerados de médio risco e que demandem assistência contínua, porém de menor complexidade do que na UTIN.

Muitos pacientes admitidos na UTI podem ser direcionados para uma UCI, que dispõe dos recursos necessários para o atendimento do paciente crítico com a mesma qualidade de uma UTI, associados à otimização dos recursos humanos e tecnológicos. A implantação da UCI depende agora das adaptações da estrutura do Queluz para receber os 15 leitos e compra de equipamentos, via licitação, e a contratação da equipe médica para iniciar a operação que deve ocorrer ao longo de 2023.

Os leitos vão desafogar o sistema SUS e agilizar o atendimento às crianças em situação de risco. Outra etapa posterior é tão sonhada instalação da Uti Neonatal, como em Barbacena e São João Del Rei.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade