28 de abril de 2024 03:20

Através de câmeras, PM de Desterro de Entre Rios prende 3 autores e recupera gado; parceria funciona para combater o crime

A Polícia Militar de Desterro de Entre Rios, sobre o comando do Sargento Kleber, investe no fortalecimento de uma parceria com comerciantes e ruralistas, através de uma rede de proteção comunitária, iniciada em 2015 em grupos de Whatsapp. Com o nome de “PM e comerciantes” já conta com 175 participantes o segundo com o nome de ” PM e ruralistas” conta com 63 participantes. Tais grupos são usados para que a instituição fale com os colaboradores que são chamados pelos militares por olhos da PM.
Segundo o Sargento Kleber, vários crimes foram desvendados com ajuda da população que ao receber a informação da PM chama um dos militares no privado e passa toda informação que possuem, gerando uma teia de confiança cujo nomes dos participantes são mantidos em total sigilo. Isso traz uma facilidade ao serviço policial militar e segurança subjetiva a população.
O Destacamento PM conta hoje com 49 pontos de observação por toda cidade e o objetivo aumenta, pois a cada dia mais pessoas procuram a instalação militar para participar da parceria.
Além dessa modalidade de uso de câmeras privadas há um projeto em andamento para implantação do sistema de olho vivo com câmeras inteligentes que avisarão os policiais em tempo real, em seus celulares, a presença de veículos roubados/furtados e outros envolvidos em crimes.
Segundo o Sargento Kleber, todos que quiserem ceder pontos de monitoramento para a PM podem procurar qualquer militar da fração PM e demostrar seu interesse, lembrando que essa parceria e 100% gratuita.

Crime solucionado

Foi graças a esta parceria que os militares chegaram a prisão de meliantes. No dia 29 de novembro, uma residência rural foi arrombada na zona rural de Desterro de Entre Rios. Do seu interior nada foi levado porém, pouco tempo depois chegou uma caminhonete de médio porte e embarcou 3 éguas de raça.
Trabalhadores que faziam uma reforma em uma rua da cidade perceberam toda movimentação mas, acharam que seria algo normal, uma vez que a acreditavam que ninguém teria coragem de cometer um furto durante o dia, que dirá próximo a outra pessoas, no caso os trabalhadores.
Cerca de duas horas depois, por volta das 17:00 horas resolveram ligar para o dono do sítio que acionou a PM imediatamente.
Rapidamente, os militares colheram informações de que eram aproximadamente 3 homens, sendo dois em uma caminhonete estilo D20 que e um em motocicleta de cor prata.
Em ato continuo os militares lançaram a seguinte informação na rede de proteção rural, através de um grupo denominado PM e ruralistas: “Se alguém tiver alguma informação de uma D20/D10,ou caminhonete semelhante, com grade para transportar animais, que tenha passado pelos Povoados do Andrade, Mumbeca, Samambaia, Pedras do Ceva, na data de hoje, Terça feira (29).Favor fazer contato comigo no privado”.
Com menos de um minuto um ruralista fez contato com os militares relatando que o referido veículo teria passado por volta das 15h30min, na frente de sua residência. Os esforços polícias foram direcionados para aquele sentido e com imagens de câmeras de parceiros da PM, passaram identificar os locais em que o veículo teria passado.
Simultaneamente uma grande mobilização ocorria nas redes sociais, passando e recebendo informações sendo que esse trabalho, em conjunto da PM e a população, resultou na identificação das placas dos veículos usados. Também o contato do dono do caminhão de transporte relatou que não sabia do furto que apenas estava fazendo um carreto levando os militares até o local onde havia descarregado os animais.
Em contato com o Sargento Kléber, ele relatou que as redes sociais, o uso das câmeras, a interação da sociedade com a PM e o contato rápido dos militares com militares de outras cidades foram fundamentais para o desfecho da ocorrência.
Ressalta ainda que Desterro de Entre Rios é uma das cidades mais seguras da região e que todos podem contar com o Polícia Militar.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade