27 de abril de 2024 14:10

O principal problema na segurança em Lafaiete é a briga entre facções; JK, Real de Queluz e Paulo VI são os principais focos de operações

Ao receber a Moção de Aplauso na Câmara Municipal, em cerimônia realizada esta semana, o Capitão André Luiz Rezende, que há 3 anos é o Comandante da 61ª PM, fez um balanço dos indicadores de gestão e desempenho operacional entre janeiro a novembro de 2022 em Lafaiete.
O índice de crimes violentos (homicídios, sequestro, estupro, cárcere privado, assalto) cresceu 9,73% em relação a 2021, porém em comparação a 2014 houve uma drástica redução. Ele citou que o crescimento da curva de homicídios (68%) em relação a 2021 foi em função de brigas de gangues e facções criminosas.

Pontos nevrálgicos

Capitão Rezende apontou que os 3 pontos nevrálgicos de violência e criminalidade em Lafaiete, São eles os Bairros Real de Queluz, Paulo VI e JK nos quais em dezenas de operações, a PM chegou as prisões de suspeitos em diversos crimes e envolvidos em homicídios.
“Hoje o principal foco é o JK. Com diversas operações, entre elas a Centurião, desencadeada no final de novembro, conseguimos prender ao menos 5 criminosos, apreensão drogas e uma submetralhadora usada na defesa da boca de fumo. Com a ocupação preventiva afastamos aquelas pessoas que vão buscar drogas no bairro e descapitalizamos o tráfico”, disse Rezende.

Efetivo

Outro dado importante ressaltado pelo Capitão se refere a queda dos índices gerais de crimes violentos em comparação ao efetivo do 31º Batalhão. “Em 2017 nós tínhamos 109 militares para 470 crimes violentos. Em 2022, são 102 militares para 131 crimes violentos ocorridos. Efetivo não significa eficiência ou redução de criminalidade. O que temos de fato é uma tropa coesa, motivada e que sabe qual a missão dela. A queda é fruto de um efetivo de qualidade em detrimento da quantidade. Mas isso pode melhorar”, pontuou.
Com quase 130 mil habitantes, Lafaiete tem um efetivo de 102 militares, enquanto Barbacena tem 131 com uma população estimada em 138 mil moradores e São João Del Rei conta com um efetivo de 110 para 90 mil habitantes.
Rezende fez um comparativo. Barbacena apreendeu 33 armas e Lafaiete 101 armas, inclusive pistolas e submetralhadora em 2022. “Isso reflete a eficiência da nossa tropa”, afirmou.

Trânsito

Ele citou que entre os clamores populares está a repressão às chamadas motos barulhentas e a manobras perigosas. Nestes itens, foram 425 motos apreendidas entre janeiro a novembro, sua grande maioria envolvidas nestes crimes de trânsito.

Metas

Ele citou algumas conquistas da 61ª Companhia com aquisição de veículos e renovação de 100% da frota. As metas para 2023 é a aquisição de uma nova patrulha rural e construção da nova sede da companhia. “Vim a esta Casa prestar contas a população do nosso trabalho. Temos metas estabelecidas. Somos funcionários de todos vocês e meu dever é devolver em ações positivas o dinheiro dos impostos investidos em segurança pública”, encerrou Resende.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade