27 de abril de 2024 05:16

Prefeito de Entre Rios é reconduzido a presidência do Codap; agricultura familiar é estratégia para diversificar e potencializar economia regional

Com expressiva participação de gestores da região, ocorreu nesta manhã (16), a eleição, por aclamação, da recondução do Prefeito de Entre Rios de Minas, José Walter (PSB), como Presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap) para o próximo biênio. O evento aconteceu na sede da entidade, que reúne 24 municípios, em Lafaiete (MG). Em sua fala, José Walter agradeceu a confiança e o apoio em uma gestão e enumerou diversos serviços prestados pelo Codap, destacando o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que atende diversas cidades, e adesão e equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção, SISBI, o que permitirá que os produtos certificados circulem legalmente em todo o território nacional.

José Walter frisou sobre a conclusão das obras do curral regional e diversos programas implementados pelo Codap, entre eles o Procon Regional. “Vivemos problemas e desafios comuns e o Codap é instrumento para atender os municípios de forma consorciada”, comentou.

O Presidente apresentou o novo projeto do CODAP  que á a criação do Centro de Referência de Agricultura Familiar em Territórios Mineradores. A iniciativa faz parte dos esforços de diversificar a economia regional e potencializar a agro indústria e agricultura familiar. “Temos grandes perspectivas de crescimento ao potencializar e organizar este setor com geração de empregos e renda e fomento a economia”, destacou.

O Prefeito de Entre Rios, José Walter, discursa após sua recondução ao cargo e enumerou os projetos para os 2 anos a frente do Codap/CORREIODEMINAS

O Prefeito de Congonhas, Cláudio Dinho (MDB), ressaltou a importância do associativismo e o potencial agrícola da região como eixo de desenvolvimento das cidades. “Temos um grande potencial a ser lapidado em favor da região”, pontuou. O Prefeito de Lafaiete, Mário Marcus, enalteceu a união dos prefeitos em torno de entidades e consórcios regionais. “Vivemos um momento ímpar de grande integração e mobilização dos prefeitos, algo ainda não visto amtes, e que veio sendo construído ao longo dos últimos anos. Temos o mercado do produtor cuja gestão deve ser repassada ao Codap e servircomo entreposto regional para alavancar a agricultura familiar. Esta parceria vai possibilitar o incremento aos nossos produtores rurais”.

O Prefeito de Jeceaba, José Donizete (PDT), pediu aos seus colegas a adesão ao CASIP (Consórcio de Iluminação Pública). “Como presidente peço a todos o fortalecimento deste consórcio já que todos os prefeitos têm muitos problemas nesta área. Somando força podemos superar estas dificuldades”, explicou.

Para finalizar a assembleia, o Vice Prefeito de Ouro Branco, Dr. Celso, sugeriu investimentos na economia criativa e lembrou que Minas nasceu na região. “Temos potencial neste setor na história, na nossa cultura, no nosso patrimônio histórico. As raízes de Minas nasceram em nossa região”, completou.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade