29 de março de 2024 10:09

Sindicato Rural de Entre Rios de Minas, recebe pela 2ª segunda vez alunos e professores da UFMG com o projeto APIC

Projeto existente desde 1978, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atende a propriedades rurais em nossa região. Entre os dias 07 a 11 de novembro, foi realizada em Entre Rios de Minas, pela 2ª vez, o APIC- Aulas Práticas Integradas no Campo. Para participar do projeto, não são pré-definidas características das propriedades (tamanho, volume de produção, tipificação social), atingindo assim um público de pequena, média e grande propriedades rurais. Este modelo de trabalho, com a permanência por apenas um dia da equipe da Escola de Veterinária em cada propriedade, permite o atendimento a um maior número de estabelecimentos de acordo com suas demandas.
Em cada propriedade, o trabalho teve a duração de um dia, totalizando em uma semana vinte e cinco 25 produtores rurais mobilizados previamente. De forma colaborativa, este projeto é organizado entre a equipe do projeto (professores e estudantes) e realizado pelo Sindicato Rural de Entre Rios de Minas, Emater/ MG (local), Secretaria Desenvolvimento Sustentável-Prefeitura Municipal de Entre Rios de Minas/ MG, com o apoio da Pousada Vovó Edith, Laticínios Entre Rios, Café Camapuã, laticínios Simões e com os patrocinadores Sicoob Credicampo e Supermercado Massa.
As demandas de cada região são repassadas aos departamentos da Escola de Veterinária da UFMG, que indicam as disciplinas participantes. Com isso, são escolhidas 05 disciplinas de maior demanda da região, sendo elas: Cirurgia de Grandes Animais; Clínica de Ruminantes; Sanidades Animal; Fisiopatologia da Reprodução da Fêmea; e Extensão Rural.
Para concluir, durante esta semana, tivemos também uma palestra com Dr. Mateus Anchieta, com o tema “Produção de Volumosos” realizada no antigo parque da pecuária (Parque do Zé do Café), onde comparecerem os alunos, professores da UFMG e produtores rurais.
Com a palavra, Paulo Mendes, secretário do Sindicato Rural de Entre Rios de Minas, agradeceu aos patrocinadores do evento, a presença de todos, especialmente aos Professores e Alunos de Medicina Veterinária da UFMG e frisou, que estão sempre inovados com agronegócio, trazendo tecnologia e inovação, de uma forma organizada e mais eficiente, a todos os produtores rurais, com resultado positivo em nosso município e região.
Logo após a palestra, foi servida um delicioso jantar para todos os presentes ao som de uma dupla sertaneja local “Divino sanfoneiro” e banda.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade