×

A tradicional exposição de Presépios do Pouso Café Luizinho

O presépio é uma das representações mais singelas do nascimento de Jesus Cristo. Procura resgatar a importância e magnitude daquele momento ao mesmo tempo que nos lembra a forma simples e humilde em que se deu o nascimento. Neste momento natalino que o mês de dezembro representa, a Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão e Diretoria de Patrimônio Histórico, realizou novos cadastros de presépios disponíveis para visitação.

Na programação da “Estação de Natal” moradores e visitantes poderão contemplar a beleza de vários Presépios que estão abertos à visitação. A tradicional exposição de Presépios do Pouso Café Luizinho, localizado na Travessa dos Timbiras, 203, Basílica, já está com as portas abertas. São mais de 500 presépios, vindos de diversas partes do Brasil e do mundo. A visitação será até o dia 8 de janeiro. Este ano a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos trouxe também uma grande exposição de presépios, através de uma coleção do Cônego Nedson, com cerca de 200 presépios de várias regiões do Brasil e do mundo.

Outros congonhenses fazem parte da programação natalina, como o Sr. Roberto Gomes, que tem, em sua casa, um presépio animado fabricado há décadas. As visitas podem ser feitas das 9h às 19h, à rua Barão de Congonhas, 204, Matriz, assim como o casal Léo e Fifi Cordeiro, que montam seu presépio com fonte de água há quase 30 anos. Visitas todos os dias de 10h às 20h, à Rua José de Freitas Silva, 205, Barro Preto. Não é necessário agendamento.

As outras Paróquias de Congonhas também estão com seus presépios montados para visitação e oração. Na Matriz de Nossa Senhora da Conceição um presépio tradicional é montado todos os anos, assim como na Matriz de São José Operário, montado desde quando a igreja se tornou Paróquia, em 1984, e um grande presépio é montado na Matriz de Nossa Senhora da Mãe da Igreja, no bairro Jardim Profeta, há mais de 08 anos.

Na Estação Ferroviária de Congonhas, está montado o presépio municipal, que está aberto de acordo com os horários da Casa do Papai Noel.

Para o Diretor de Patrimônio Histórico, Hugo Cordeiro, “mais do que representar a fé e reforçar o sentido do Natal, os presépios também atraem pela riqueza de detalhes. Aproveitamos a tradição presente em Congonhas, para conseguirmos novos cadastros de presépios disponíveis para visitação”, conclui.

Confira na tabela os locais e horários disponíveis em cada Presépio.

Por Lílian Gonçalves – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Fotos e colaboração de texto: Hugo Cordeiro

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp