27 de abril de 2024 12:28

Vigilância Sanitária de Congonhas alerta para importância na higienização de alimentos

Os cuidados com a saúde vão muito além das escolhas de um cardápio saudável. O processo de higienização das verduras, frutas, legumes e diversos itens é uma etapa muito importante para isso.
Assim a Secretaria de Saúde de Congonhas, por meio da Vigilância Sanitária, alerta a todos e faz uma recomendação quanto a segurança na manipulação de alimentos, principalmente nesta época do ano onde as famílias se reúnem para elaboração de variados pratos.
Para evitar qualquer tipo de contaminação, a higienização de utensílios usados na cozinha também é fundamental. Renata Rodrigues, Supervisora de Área da Vigilância Sanitária do Município, explica que a saúde da população merece atenção extrema, e que sua intenção e da Anvisa é informar e orientar as pessoas da melhor maneira possível. “Temos que informar a todos sobre a importância da higiene pessoal, e não apenas dos alimentos. Ter o hábito de lavar as mãos com sabão, dando atenção às unhas, é fundamental. Objetos como anéis e pulseiras devem ser retirados, evitando contaminações”, relata.
Ainda segundo Renata, “fazer a correta higienização dos alimentos antes do preparo é essencial, isso porque as hortaliças, frutas e vegetais são produzidos no meio ambiente e carregam bactérias, vírus e parasitas. Por isso, é fundamental checar o estado dos alimentos no momento da compra. Esses cuidados devem ser ainda mais severos com relação à carne bovina, frango e peixes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a intoxicação alimentar é um problema mundial e crescente”, afirma.

Recomendações de segurança para manipulação de alimentos – Vigilância Sanitária de Congonhas e ANVISA

Compra e armazenamento

Ao fazer as compras, leia atentamente o rótulo dos alimentos. Verifique se os produtos estão dentro da validade e se estão conservados nas temperaturas e condições adequadas. Alimentos resfriados e congelados merecem atenção. Verifique se o comércio mantém esses produtos nas temperaturas recomendadas. Também é importante verificar se as embalagens estão íntegras, sem sinal de danos, como umidade, rasgos, furos e amassados.
Em casa, guarde os produtos conforme as orientações do fabricante, que estão presentes no rótulo. Alimentos conservados em temperaturas superiores às necessárias podem ser foco de multiplicação de micróbios perigosos.

Preparando a cozinha

Em primeiríssimo lugar, lave as mãos antes de iniciar a preparação dos alimentos. Essa dica também é válida após a realização de outras atividades, como abrir a porta, manusear eletrodomésticos e utensílios, ir ao banheiro etc. Depois de lavar as mãos, higienize os equipamentos, as bancadas, as superfícies e os utensílios que serão utilizados, como facas e tábuas para corte.
A higienização é importante, porque os micróbios das mãos e do ambiente podem contaminar os alimentos e provocar as chamadas Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA). Vamos falar mais sobre elas depois.
Uma boa forma de limpar equipamentos e utensílios em casa é usar água e sabão em abundância. Se for necessário desinfetá-los, pode-se usar uma solução preparada com água sanitária, que deve ser diluída conforme orientações descritas no rótulo.

Organizando os alimentos

Evite o contato de alimentos crus com alimentos cozidos. Além disso, lave os utensílios usados no preparo de alimentos crus antes de utilizá-los em alimentos cozidos. Isso deve ser feito, porque os alimentos crus podem conter micróbios perigosos. A intenção é não transferir os possíveis micróbios dos alimentos crus para os cozidos durante a preparação. Na hora de armazená-los, vale a mesma regra: guarde os alimentos crus e os cozidos em embalagens ou recipientes exclusivos e fechados.

Higienização dos alimentos

Alguns alimentos precisam ser higienizados antes de seu preparo. Frutas e verduras, por exemplo, carregam micróbios do seu ambiente natural. Por isso, é importante lavar esses alimentos em água corrente para retirar as sujeiras visíveis (por exemplo, terra, insetos) e, depois, deixá-los de molho em uma solução própria para sanitização e enxaguá-los.
Cuidado! Leia o rótulo do sanitizante, veja se o produto está regularizado na Anvisa, se há indicação para uso em alimento e siga as orientações de diluição e tempo de contato. Dessa forma, você garante a eliminação dos micróbios e evita risco de contaminação do alimento com substâncias perigosas.

Hora de cozinhar

O cozimento dos alimentos é um ponto importante para garantir a sua segurança sanitária. A comida deve atingir uma temperatura que seja suficiente para matar os micróbios mais perigosos. Por isso, recomenda-se cozinhar bem as carnes. Para ter certeza do completo cozimento, verifique a mudança na cor e a textura na parte interna do alimento. No caso de carnes bovinas e de aves, tome cuidado para que as partes internas não fiquem cruas (vermelhas). Os sucos dessas carnes devem ser claros e não rosados. Outro ponto que merece atenção é não deixar contaminar os alimentos já cozidos com outros crus.
Depois de pronta, atenção à temperatura e ao tempo para servir as delícias preparadas. Os micróbios se multiplicam rapidamente em temperatura ambiente. Alimentos quentes devem ser mantidos até a hora de servir em temperatura alta (acima de 60º C) e alimentos frios, em temperaturas mais baixas (abaixo de 5º C). Procure também diminuir ao máximo o tempo entre o preparo e o consumo dos alimentos.

Conservação

Os alimentos preparados e servidos quentes devem ser consumidos logo após o preparo. Se for preciso preparar o prato com antecedência, guarde o alimento preparado sob refrigeração e o esquente na hora de servir.
Guarde os alimentos cozidos e os perecíveis na geladeira (abaixo de 5º C). O prazo máximo de consumo do alimento preparado e guardado sob refrigeração deve ser de cinco dias.
Não descongele alimentos à temperatura ambiente. O descongelamento deve ser realizado em condições de refrigeração, em temperatura inferior a 5º C, ou em forno de micro-ondas, quando o alimento for submetido imediatamente ao cozimento.
Por que não deve tirar um alimento do freezer e colocar sobre a bancada da pia para degelar até a hora do preparo, certo? os micróbios podem se multiplicar muito rapidamente se os alimentos estiverem à temperatura ambiente. Mantendo a temperatura abaixo dos 5º C e acima dos 60º C, sua multiplicação é retardada e até evitada.

Lavagem das mãos

Para lavagem correta das mãos, siga os passos:
Utilize água corrente para molhar as mãos;
Esfregue a palma e o dorso das mãos com sabonete, inclusive as unhas e os espaços entre os dedos, por aproximadamente 15 segundos;
Enxague bem as mãos com água corrente para retirar todo o sabonete;
Seque as mãos com papel toalha ou outro sistema de secagem eficiente.

DTHAs: entenda

As Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA) são provocadas pelo consumo de alimentos ou água com micróbios prejudiciais à saúde, parasitas ou substâncias tóxicas. No geral, eles entram em contato com o alimento durante a manipulação e o preparo. Daí a importância de se manter os ambientes limpos e higienizados.

Os sintomas mais comuns das DTHAs são vômito e diarreia, além de dores abdominais, dor de cabeça, febre, alteração da visão e olhos inchados, entre outros. No caso de adultos sadios, as DTHAs duram poucos dias e não deixam sequelas. Para crianças, grávidas, idosos e pessoas doentes, as consequências podem ser mais sérias, inclusive com risco de morte.

Você sabia?

Há mais micróbios em uma mão suja do que pessoas em todo o planeta.
Há micróbios silenciosos que não alteram a aparência, o sabor e o cheiro dos alimentos.
Os desinfetantes, os detergentes e outros produtos de limpeza contêm substâncias tóxicas que podem contaminar os alimentos.
Quando vamos ao banheiro e não lavamos as mãos, o número de bactérias entre nossos dedos duplica. Isso, porque os banheiros apresentam grande número de micróbios patogênicos.
Óleos e gorduras utilizados por longo período, com coloração escura e com a formação de espuma, por exemplo, apresentam substâncias tóxicas que causam mal à saúde.
Na cédula de dinheiro são encontrados vários micróbios patogênicos e até ovos de vermes.
Por Lílian Gonçalves – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Colaboração – Dicas ANVISA: Coordenação de Inspeção e Fiscalização Sanitária de Alimentos

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade