27 de abril de 2024 21:42

Atenção, motoristas: não carregar documento ‘coringa’ pode gerar multa alta

Assim como a CNH, o CRLV também é um documento obrigatório para os motoristas de todo o país. Saiba como emitir o seu para evitar problemas.

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), lado a lado da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é um dos documentos mais importantes para os motoristas. Algo que eles precisam ter em mãos ao dirigir. Ele é o comprovante de que o veículo está apto para circular nas vias públicas. Não tê-lo pode resultar em multa!

Motoristas devem ficar em alerta

Dessa forma, ao ser parado por um órgão de trânsito, seja em uma blitz ou apenas ocasionalmente, as primeiras identificações que serão solicitadas são referentes ao veículo e à CNH do condutor. Caso o motorista não apresente ao menos alguma das duas, ele poderá ser multado e ainda receber pontos na carteira.

Vale ressaltar que ambos os documentos estão disponíveis nas versões digitais, logo não é obrigatória a apresentação da versão física, caso o cidadão esteja com a digital em seu celular. Por outro lado, é importante apontar que esta é liberada apenas quando o condutor já teve acesso à versão física dos certificado.

Como ter a versão digital da CRLV?

Ele é emitido anualmente com o intuito de comprovar que o veículo está regularizado, contudo fica a critério do motorista qual tipo ele preferirá utilizar, se é a física ou a digital. Para ter acesso ao modelo online do certificado, é preciso inicialmente baixar o aplicativo da CNH em seu smartphone.

Após realizar este download, abra o aplicativo e acesse a aba “veículos”. Em seguida, clique na opção “adicionar um CRLV”. A partir daí, será preciso preencher os dados solicitados e inserir o código de segurança presente no Certificado de Registro do Veículo (CRV).

Uma vez feito isso, basta manter o aplicativo no celular para ter acesso ao documento sempre que necessário.

Para manter o CRLV regularizado, é necessário que o motorista siga sem nenhuma pendência – em relação ao seu veículo – em aberto. Dessa forma, não é permitido ter multas a ainda serem pagas ou pagamentos atrasados vinculados ao licenciamento do carro.

FONTE EDITAL CONCURSOS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade