27 de abril de 2024 20:50

Novo Bolsa Família: como será o pagamento do benefício em 2023?

Com o retorno do Bolsa Família, muitos beneficiários querem saber se será necessário fazer um novo cadastro para receber o pagamento. Confira!

Com a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), diversos brasileiros estão se questionado a respeito do pagamento e do funcionamento do Bolsa Família. O programa social conta hoje com mais de 20 milhões de famílias beneficiadas, embora tenha passado por diversas mudanças no último ano.

O programa passou a se chamar Auxílio Brasil em 2022, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Com o retorno de Lula à presidência, foi anunciada a volta do Bolsa Família. O programa original. Sendo assim, é preciso que os beneficiários do projeto fique atento aos requisitos para receber o benefício.

Entre as regras para ter direito ao recurso, é preciso que a família seja cadastrada no CadÚnico. Para isso, basta ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo portando os seguintes documentos: RG e CPF dos integrantes da família, comprovante de endereço, carteira de trabalho dos integrantes que têm emprego, certidão de nascimento e a carteira de vacinação dos integrantes menores de 18 anos.

Como é feito o pagamento do Bolsa Família?

No último mês de 2022, o Ministério da Cidadania divulgou o calendário de pagamento do então Auxílio Brasil em 2023. Sendo assim, o cadastrado no programa deve ficar atento ao último dígito de seu Número de Identificação Social (NIS), visto que as datas foram distribuídas de acordo com essa informação.

O governo realiza o repasse nos últimos dez dias úteis de cada mês. No caso do mês de janeiro, o cidadão que tem o NIS terminado em 1 irá receber seu benefício no dia 18 de janeiro. Ademais, as parcelas mensais também ficarão disponíveis para saque por até 120 dias após a data inicial de retirada.

Os pagamentos são feitos por diferentes meios. Pode ser por conta corrente, poupança social, conta contábil ou débito à vista. Com isso, é importante que o cidadão se atente à sua conta informada no CadÚnico e às datas de repasse estabelecidas pelo calendário do Bolsa Família 2023.

FONTE EDITAL CONCURSOS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade