28 de abril de 2024 10:38

Centro de Convivência e Cultura de Congonhas homenageia Dona Ivone Lara

O Centro de Convivência e Cultura de Congonhas – CECO, setor ligado diretamente à Rede de Atenção Psicossocial municipal, fez seu primeiro evento público no mês de novembro de 2022, quando realizou várias atividades integrando a Semana Municipal da Consciência Negra, sendo uma delas o batismo do Centro homenageando Dona Ivone Lara.

As pessoas que participam das atividades de rotina sentiram a necessidade de dar nome ao CECO e fizeram uma votação com três nomes diferentes, sendo que 56% do público elegeu Dona Ivone Lara, que, em 2022, completou seu centenário. O anúncio ocorreu durante a tarde de apresentações do dia 22 de novembro, que contou com a presença do secretário Municipal de Saúde, Allan Diego Falci. Porém, nem mesmo aqueles que participara da eleição sabiam, como conta a terapeuta ocupacional e uma das coordenadoras do CECO, Jamile Alves Pereira. Ela informou que foi realizada uma consulta interna e externa, por meio dos canais oficias da Prefeitura de Congonhas na internet.

Mas, por que razão eles escolheram essa mulher negra para madrinha do Centro? Dona Ivone Lara ficou famosa por sua voz e é considerada rainha do samba. Porém, o que poucas pessoas sabem é que ela, além de sambista, foi enfermeira e assistente social por 37 anos e atuou diretamente com pessoas em tratamento de Saúde Mental.

De acordo com matéria da Agência Brasil de Notícias – EBC, “Dona Ivone Lara trabalhou na equipe da médica Nise da Silveira, que revolucionou o tratamento psiquiátrico no Brasil com ações humanizadas em contraste aos procedimentos agressivos como eletrochoques e lobotomia. “A doutora Nise passou a tratar aqueles pacientes com a utilização das artes [como visuais e plásticas]. A Dona Ivone Lara chega pra ela e sugere que ela crie uma salinha com instrumentos musicais lá no Hospital do Engenho de Dentro”, afirma o biógrafo. Nise da Silveira acatou essa sugestão da Dona Ivone e passou a organizar o “tratamento com música” também na década de 1940, uma época em que mal se falava de musicoterapia. A enfermeira, de maneira intuitiva, começou a aplicar aquele tratamento diferente ao longo de 37 anos”.
(https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-04/ivone-lara-100-anos-como-enfermeira-influenciou-sambista#:~:text=Ivone%20Lara%20nasceu%20em%20um,m%C3%BAsica%20brasileira%E2%80%9D%2C%20afirma%20Nobile.)

E esse carinho da artista e profissional de Saúde na atuação humanizada e inovadora dos pacientes levou os congonhenses a adotar seu nome e, agora, o CECO é: Centro de Convivência e Cultura de Congonhas – Dona Ivone Lara.

Jamile disse que a família de Dona Ivone ficou muito feliz ao saber sobre a notícia da homenagem. Durante o evento do dia 22 de novembro foram exibidos vídeos de alguns parentes da homenageada agradecendo a Prefeitura de Congonhas pela lembrança e carinho. Também foi exibido um vídeo, produzido pelos membros do CECO falando um pouco da carreira de Dona Ivone e de sua vida profissional como enfermeira e assistente social, sendo ela uma das primeiras mulheres negras do Brasil a conquistar um diploma de graduação.

O, agora, Centro de Convivência e Cultura de Congonhas – Dona Ivone Lara completou 2 anos do início de sua implantação. É um equipamento público que iniciou os trabalhos, seguiu se aprimorando e sendo avaliado por órgãos de Saúde do estado até receber reconhecimento e habilitação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

De acordo com Jamile, os centros de convivência e cultura são dispositivos preconizados na política pública de Saúde Mental do Brasil para a promoção de espaços de sociabilidade, produção e intervenção na cultura e na sociedade. Para a profissional, o nome escolhido, Centro de Convivência e Cultura Dona Ivone Lara, “é uma justa homenagem a tudo que ela representa para o nosso país e para a Saúde Mental brasileira”.

As atividades do CECO podem ser realizadas por qualquer pessoa da sociedade e não apenas aquelas em algum tratamento. No local, as atividades desenvolvidas são gratuitas e as pessoas têm acesso à práticas de teatro, atividade física, artesanato, memória, roda de conversa sobre Saúde Mental, encontro literário, culinária, dentre outras. O CECO fica na rua Padre Gurgel, número 105, no centro de Congonhas. O contato para mais informações é: 3731 7226.

Texto: Daniel Palazzi – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Foto: Izabella Vasconcelos

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade