27 de abril de 2024 10:14

Piranga precisará repensar o seu processo de crescimento urbano

A cidade de Piranga precisará repensar o seu processo de crescimento urbano, notadamente a questão da drenagem hídrica, de modo a conciliar a expansão com a proteção de áreas sensíveis, em especial as de preservação permanente, imprescindíveis para o amortecimento das águas das chuvas.

Com apenas 23,1mm de chuva, ruas como a Belém, situada na Vila do Carmo, voltaram a ficar sob alerta. O referido volume foi registrado em 20 minutos ainda nesta quinta-feira (12)..

Frente aos problemas que já são observados, sobretudo na Vila do Carmo (ruas Belém e Sargento Santana), intervenções para resolvê-los certamente exigirão parcerias do Poder Público Municipal com o Governo Estadual e, até Federal, haja vista a complexidade das situações (seja em termos dos estudos quanto dos valores vultuosos das obras). Agora, a sociedade precisa também fazer a sua parte!

A Bento Rodrigues de Piranga

Anteontem, visitei o local mais afetado de Piranga pelas chuvas do último 06 de janeiro, onde dez familiares perderam tudo. Por um momento, me emocionei: o lugar era desolador e uma ave, ali ainda presente, caminhava, sem rumo, talvez, sem entender o ocorrido. Onde estariam todos? Lembrei-me da tragédia de Bento Rodrigues, em Mariana. Mas, aqui não havia mineração; aqui não havia barragem de rejeitos. Essas famílias merecem uma atenção mais do que especial do nosso poder público municipal, e não tenho dúvidas de que todos os esforços serão feitos!

  • Patrício Guará Drone

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade