3 de maio de 2024 07:46

Ataques virtuais aumentam na sexta-feira 13?

De acordo com aempresa de cibersegurança PSafe, as tentativas de ataques virtuais aumentam até 120% na sexta-feira 13. Saiba mais!

Para os supersticiosos, a sexta-feira 13 é um dia a se temer. E não é à toa! A empresa de cibersegurança PSafe informou que as tentativas de ataques virtuais aumentam até 120% na data.

O motivo são os golpistas que se aproveitam de datas temáticas, muito utilizadas pelo marketing das empresas, para conseguirem novas vítimas.

Assim, quando as companhias aumentam o envio de promoções e oportunidades especiais para os clientes, os golpistas pegam carona nos cliques e atacam clientes.

Golpes virtuais aumentaram em 120% na sexta-feira 13

De acordo com a PSafe, em agosto de 2021, quando tivemos uma sexta-feira-13, os sistemas dfndr enterprise e dfndr security da empresa identificou um crescimento de 120% nos ataques virtuais na data. 

De acordo com o CEO da PSafe, Marco DeMello, “Notamos um aumento em relação à semana anterior: de 1º a 7 de agosto, bloqueamos mais de 190 mil tentativas de phishing. Já entre 8 e 14 de agosto, foram mais de 425 mil bloqueios”

DeMello também destacou o aumento observado na semana anterior ao Dia dos Pais, data também utilizada pelo mercado para ampliar as vendas.

Sobre a sexta-feira 13, o CEO afirmou que não é possível confirmar que o aumento tem de fato relação com a data, mas é um fato alarmante que as empresas devem utilizar como um alerta. 

Contudo, a PSafe informou ainda que na década de 1980, houve relatos sobre a criação de um vírus especial para a sexta-feira 13. Nesse caso, o vírus ativava quando o calendário do computador marcava a data. 

Como se proteger dos ataques virtuais nesta data?

A maioria dos ataques são feitos por meio de phishing e malware, que podem estar contidos em mensagens de texto, e-mail e aplicativos de mensagens, como WhatsApp. Além disso, alguns podem estar presentes em aplicativos fantasmas. Dessa forma, para ficar protegido, é necessário sempre instalar dispositivos de segurança nos eletrônicos. 

Além disso, é importante sempre evitar clicar em links desconhecidos e suspeitos, principalmente quando muito chamativos e recebidos através de aplicativos de mensagens. Pesquise sempre a informação antes de acessar e nunca envie dados para links duvidosos. 

FONTE SEU CREDITO DIGITAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade