2 de maio de 2024 03:58

Milhares de jovens brasileiros podem viajar de graça e não sabem

Poucos jovens sabem que podem viajar de graça por meio de um programa social do Governo Federal. Confira mais informações

Você sabia que jovens brasileiros inscritos no CadÚnico podem pagar metade do valor de uma passagem ou simplesmente viajar de graça? Esse é um dos benefícios concedidos por meio do ID Jovem, do Governo Federal. Segundo dados da União, cerca de 3 milhões de carteiras já foram emitidas.

Mas não se assuste. Não é necessário pagar para emitir a ID Jovem e ter acesso a benefícios como meia-entrada em eventos culturais e esportivos, e duas vagas gratuitas e duas com 50% de desconto em viagens de transporte interestadual. Sendo assim, é possível emitir a carteirinha gratuitamente pela internet.

ID Jovem: critérios e como solicitar a carteirinha para viajar de graça

Para solicitar o ID Jovem e ter a chance de viajar de graça, o jovem deve ter entre 15 e 29 anos, estar como CadÚnico atualizado há, ao menos, 24 meses e possuir renda familiar de até dois salários mínimos. Vale lembrar que não é necessário ser estudante para solicitar o benefício.

À vista disso, confira abaixo como emitir o ID Jovem pela internet.

  • Entre no site do ID Jovem (clique aqui);
  • Toque na opção “Emitir ID Jovem”;
  • Clique em “Gerar ID Jovem”;
  • Digite seu nome completo, nome da mãe, data de nascimento e número do NIS. Caso não saiba qual é o número do NIS, basta clicar em “Consulte aqui seu CadÚnico”; 
  • Toque em “Gerar ID Jovem’.

Validade do ID Jovem

O ID Jovem tem validade de seis meses. Sendo assim, após esse período é necessário emitir uma nova versão. O procedimento é o mesmo mostrado acima, sem cobrança de taxas para isso. Se as informações (as mesmas do CadÚnico) estiverem erradas, é necessário ir até um CRAS para pedir a correção dos dados.

Vale lembrar que o ID Jovem não é o único benefício liberado para os inscritos do CadÚnico. O Governo Federal concede desconto de até 100% na conta de energia para os cadastrados em sua base de dados de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para saber mais, basta clicar aqui.

FONTE SEU CREDITO DIGITAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade