A vereadora Ana Paula Enfermeira (PT) foi eleita nesta quarta-feira (18) para presidir a Câmara Municipal de Rio Espera (MG) nos próximos dois anos. Aos 34 anos, ela foi eleita a mulher mais jovem na presidência da Casa legislativa. Após 16 anos, o PT volta a assumir a câmara do município. Em 2004 Serginho (PT) foi eleito vereador no município, assumindo a presidência da Câmara em 2005, exercendo posteriormente o cargo de prefeito interino de janeiro a dezembro do mesmo ano.
A chapa da candidata foi concorrente à Mesa Diretora do Poder Legislativo e recebeu cinco votos dos vereadores, em votação fechada. A chapa eleita para formar a Mesa Diretora do Poder Legislativo em 2023 e 2024 é constituída também pelo vice presidente Marco Antônio de Miranda (MDB), pelo tesoureiro José Carlos de Araújo (DEM), pelo primeiro secretário Junior Moreira (MDB), e pela segunda secretária Maria Irani Aparecida da Silveira (MDB), obtendo cinco votos.
A chapa derrotada foi composta pelo Vereador Adelmo da Rocha (PATRIOTA), como presidente, Aparecida Auxiliadora da Silveira (PL), como vice presidenta, Natália Milagres Moreira (PATRIOTA), como secretaria, e Sandro Pedro de Souza (PL), como tesoureiro, obtendo 4 votos.
A presidente eleita informou em entrevista que o principal objetivo para o próximo biênio é colocar em prática o projeto que torna obrigatório as transmissões das reuniões ocorridas no Plenário da Câmara e aproximar a população das audiências realizadas no legislativo.
“Pretendo compartilhar mais com o público, uma das principais propostas que pretendo colocar em vigor é a transmissão das reuniões, e serem divulgadas no site da Casa Legislativa, para que o público se aproxime mais do debate público” ressaltou Ana Paula.
Sobre a relação do Poder Legislativo com o Poder Executivo, a vereadora ressaltou que pretende trabalhar com honestidade, seriedade e compromisso ao povo.
“A minha relação com o Executivo é boa, eu sou coligada ao partido, estou com eles. Eles sempre me cobram por não estar no grupo, por não acompanhar o grupo. Eu acho assim, mesmo eu sendo coligada ao partido, em alguns projetos eu tenho o meu ponto de vista, mas isso é essencial e democrático. Quando somos eleitos vereadores não temos que trabalhar para partido, temos que trabalhar para o povo, somos funcionários do povo e pago por eles” ressaltou em entrevista exclusiva na manhã dessa quinta- feira.
Após a votação, a palavra foi aberta aos vereadores para parabenizar a presidente eleita, caso quisessem. A sessão foi aberta ao público as 18:00hrs e realizada no Plenário “ Paulino Rodrigues de Oliveira”, na Câmara Municipal.
Redação: Fábio Mendonça/ Agência Guia Real