27 de abril de 2024 03:02

Secretaria de saúde de Congonhas realiza rodas de conversas na UBS sobre o autocuidado emocional

A promoção da saúde mental passa pela compreensão de que a estabilidade emocional é tão importante quanto à física. A adoção de hábitos saudáveis afeta tanto o bem-estar do corpo quanto o da mente. Assim, a Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Equipe Multiprofissional de Apoio à Saúde da Família, está realizando durante este mês, a Campanha Janeiro Branco, com rodas de conversas voltadas para as temáticas de ansiedade, depressão, autocuidado, autoconhecimento, técnicas de relaxamento em casos de crises de ansiedade e síndrome do pânico nas UBS do Município.

A maioria das desordens mentais estão ligadas à carga da depressão, estresse e ansiedade. E isso, em caráter global, pois a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que os números de depressão no mundo giram em torno de 300 milhões. O problema são as implicações da doença, porque há relação direta da depressão com o desenvolvimento de diversas enfermidades crônicas.
Na última quarta-feira (18) foi realizada a roda de conversa nas UBS Ideal/Jardim Vila Andreza. Segundo a Diretora da Saúde, Camila Rates “foi conduzida uma dinâmica voltada para o autoconhecimento, para a importância de se cuidar, de pedir ajuda profissional se necessário. Colocar esse tema em evidência é gerar uma abordagem mais direta, que estimule a conscientização sobre a importância de prevenir os danos emocionais. A falta de atenção com a saúde mental influencia o aparecimento de outros males físicos e psicológicos”, conclui.

Na próxima segunda-feira (23) a roda de conversa acontecerá na UBS do Dom Oscar às 14h30, na terça-feira (24) será na UBS do Murtinho às 07h30 e fechando o mês Janeiro Branco, a reunião será realizada no dia 31, terça-feira, às 07h30 na UBS do Maranhão.

O equilíbrio das funções do organismo humano está associado à perspectiva biológica e psicológica. Em Congonhas, os postos de saúde possuem atendimento com as psicólogas 1 vez por semana. Camila Rates afirma ainda que “a população pode procurar a UBS quando desejarem para que sejam direcionadas a um dos serviços de saúde mental do município, a ser definido de acordo com a idade, quadro da pessoa. Os serviços podem ser: Psicólogo nas UBS, Ambulatório de Saúde Mental, CERPAI e CAPS II.

Cuidar das emoções deve ser o primeiro objetivo para qualquer situação do cotidiano ou profissional, já que todas as outras conquistas dependem de estabilidade psicológica. Um efetivo controle emocional é a chave para alcançar uma vida plena e cheia de realizações.

Por Lílian Gonçalves – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Fotos: Secretaria de Saúde

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade