26 de maio de 2024 06:07

Ação de conscientização para uso de sacolas biodegradáveis é realizada na Feira do Produtor Rural

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Congonhas realizou na última sexta-feira (21) uma ação na Feira do Produtor Rural do Município. Diversas sacolas biodegradáveis foram fornecidas para os consumidores que estavam no local.
“Estivemos na Feira do Produtor e entregamos às pessoas uma sacola biodegradável reforçada para que pudessem usar sempre nas compras. Abolir a sacola e sacos plásticos é um passo urgente, pois elas levam cerca de 100 anos para se decomporem na natureza. Precisamos muito da conscientização da população para que os devidos cuidados sejam tomados e o destino correto seja feito”, relata a Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Ana Gabriela Dutra.
Além de biodegradáveis, as sacolas sustentáveis são reutilizáveis para consumo, podendo ser lavadas e usadas em diferentes situações do dia a dia. Outra vantagem é que é elas conseguem suportar muito mais peso do que um saco plástico, sendo que a utilização de uma única sacola ecológica substitui aproximadamente oito sacolas comuns. De acordo com estimativa do Ministério do Meio Ambiente, a população brasileira consome 1,5 milhão de sacos plásticos a cada hora.
Considerando, ainda, que a maioria das pessoas faz o descarte incorreto das sacolas plásticas — sem priorizar a reutilização e a coleta seletiva para reciclagem —, a conscientização para o uso das sacolas biodegradáveis se torna ainda mais importante para a sustentabilidade, preservação do meio ambiente e para a diminuição do impacto ambiental.
Por Lílian Gonçalves – Comunicação – Prefeitura de Congonhas

Fotos: Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade