24 de abril de 2024 19:04

Brasileiros podem receber kit de antena de TV digital grátis; Saiba como solicitar o seu

O Programa Siga Antena foi criado para que cadastrados no CadÚnico recebam o kit da antena de TV digital e a substituição possa ser feita.

A tecnologia 5G chegou recentemente ao país. Em 2022, as capitais de todas as unidades federativas do Brasil receberam a tecnologia, e agora chegou a vez dos municípios se adequarem a ela.

Seu funcionamento se dá a partir da conexão com uma banda larga. Somente assim o sinal pode ser transmitido. O problema é que esse sinal não é compatível com o sinal da antena parabólica tradicional.

Ou seja, os brasileiros que têm a antena parabólica tradicional deverão substitui-la pela antena digital. Caso contrário, eles não terão acesso aos canais televisivos com qualidade de imagem e som.

kit antena de TV digital serve para que a TV tradicional, que é de banca C, passe a ser banda KU. Mas o que devem fazer os brasileiros que não têm condições financeiras de arcar com o custo dessa substituição?

O Governo Federal se uniu à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que o problema da falta de acesso à nova tecnologia seja solucionado. Com isso, o Programa Siga Antena foi criado. Portanto, os cidadãos cadastrados do CadÚnico irão receber o kit da antena de TV digital para que a substituição seja feita.

Para isso, o cidadão deve acessar o site do Siga Antenado e efetuar a solicitação do kit. Outra possibilidade é entrar em contato através do número 0800-729-2404 e solicitar a entrega do kit. Tanto o kit quanto a instalação são gratuitos.

Só podem solicitar o kit gratuito os cidadãos registrados do CadÚnico, pois é através desse cadastro que o Governo Federal identifica a situação financeira da família.

Caso ainda não esteja cadastrado, é possível realizar um pré-cadastro on-line não obrigatório e comparecer em até 240 dias presencialmente em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para que o cadastro seja concluído.

Com o registro no CadÚnico efetuado, o cidadão em situação de vulnerabilidade social tem direito a vários benefícios do Governo Federal, tais como o Bolsa Família, a Identidade Jovem, o Vale Gás etc. Para isso, basta que os requisitos sejam cumpridos.

FONTE CAPITALIST

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade