27 de abril de 2024 02:28

Mestra bordadeira Maria Augusta é vencedora do Prêmio Brasil Criativo

Premiação nacional reconheceu conjunto da obra da artesã mineira

Aconteceu, no dia 24 de janeiro, em São Paulo, a esperada cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Criativo, a premiação oficial da economia criativa brasileira, chancelada pelo Ministério da Cultura. O Prêmio contemplou quinze categorias: Arquitetura, Arte Urbana, Artesanato, Audiovisual, Comunidade Criativa, Criação de Conteúdo, Design, Game, Gastronomia, Liderança Criativa, Moda, Música, Publicidade, Tecnologia e Território Criativo. A mestra bordadeira Maria Augusta Carvalho de Queiroz, 89 anos, natural de Catas Altas da Noruega e moradora de Conselheiro Lafaiete, foi a vencedora na categoria Artesanato. Nesta quarta edição do evento, seu prêmio foi o único conquistado por Minas Gerais.

Maria Augusta é sócia-fundadora e diretora do Ponto de Cultura AMAR, a associação dos bairros Angélica e Albinópolis. Ali, desde 1999, dedica-se ao voluntariado, coordenando uma biblioteca comunitária e dando aulas de artesanato. Já capacitou cinco turmas para a prática do bordado livre. Com suas alunas, criou o projeto “De Queluz a Lafaiete”, através do qual já foram retratados, em almofadas e quadros bordados, 22 bens do patrimônio histórico lafaietense. Esta e outras ações ajudaram a AMAR a conquistar, em 2019, o Prêmio Culturas Populares. Logo em seguida, o grupo de bordadeiras foi um dos vinte coletivos mineiros convidados a bordar sobre barracas de camping, para o projeto “Minas em Linhas Gerais”, cuja primeira mostra-acampamento foi montada na Praça da Liberdade de Belo Horizonte.

Individualmente, Maria Augusta ainda criou uma coleção de almofadas bordadas com atrativos das doze cidades que compõem o circuito turístico Villas e Fazendas de Minas. Também bordou peças variadas com temas florais ou paisagens em estilo “naïf” (ou ingênuo). Recentemente, seus trabalhos foram expostos na 3ª BiNaïf – Bienal Internacional de Arte Naïf (Socorro, SP), no “Hope Wall” ou “Muro da Esperança” (Richmond, Virgínia, EUA) e no IV FIAN – Festival Internacional de Arte Naïf (Guarabira, PB / Paraty, RJ / Penápolis, SP), sendo um dos homenageados numa sala especial desta exposição itinerante. A mestra bordadeira também teve dois quadros adquiridos por um colecionador, para o acervo de um museu do bordado artístico a ser inaugurado no estado de São Paulo.

Em dezembro de 2022, a galeria da Casa de Cultura Gabriella Mendonça, em Lafaiete, sediou a exposição “Maria Augusta e o Maravilhoso Mundo do Bordado Artístico”. O título é o mesmo do livro e do calendário de parede lançados durante o evento. A produção foi do coletivo familiar “Arte em Casa”, formado pela bordadeira e três de seus filhos. O grupo ainda realizou, logo depois da mostra, no mesmo espaço, o Bazar Arte em Casa de Natal. Os bordados de Maria Augusta e os projetos com suas alunas foram mostrados em outros quatro livros, dois calendários e dezenas de cadernos e blocos que o Ponto de Cultura AMAR lançou, a partir de 2021, com recursos da Lei Aldir Blanc. São estes produtos da economia criativa, à venda na sede da AMAR, que têm garantido a sustentabilidade da associação.

Os vencedores do IV Prêmio Brasil Criativo, suas criações e as cidades onde vivem serão filmados, em breve, para um documentário a ser lançado em meados de 2023. O vídeo com os premiados na edição anterior está no site: www.premiobrasilcriativo.com.br. Os bordados de Maria Augusta podem ser vistos no Instagram @arteemcasapresentes e as publicações da AMAR no Instagram @pontodeculturaamar.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade