27 de abril de 2024 21:50

Quer ser feliz na vida? Coloque estes 4 hábitos na rotina e sinta a diferença

Certas mudanças na rotina são responsáveis por nos deixarem mais felizes. Veja os hábitos para incorporar e ter uma transformação de vida.

Uma pesquisa de Harvard, há mais de 8 décadas sendo executada, traça alguns comportamentos úteis para conseguirmos maior harmonia em nossa relação com nós mesmos. 

O estudo, que teve começo em 1938, continua a trazer ainda mais aprofundamentos ao longo dos anos. Já em seu quarto diretor do programa, mais de 9 livros foram escritos, com  200 artigos científicos e mais de 2000 participantes ao longo dele. 

As pessoas foram selecionadas para falar a respeito da felicidade. O primeiro grupo era dos estudantes de Harvard e o segundo, de moradores das cidades vizinhas. 

Nomeado de “Harvard Study of Adult Development”, a pesquisa  trabalhou com mais de 4 gerações de pessoas. Desde então, muitos questionamentos acerca da felicidade começaram a surgir, envolvendo os meios sociais, relações com familiares e outras pessoas e as influências tecnológicas. O atual diretor é Robert J. Waldinger. 

1. Tenha bons relacionamentos (mesmo que sejam poucas pessoas)

O afeto e o compartilhamento de sentimentos, seja entre amigos ou em qualquer outro status acima disso, é muito importante para a nossa felicidade. Além disso, é bem provável que você já tenha escutado sobre qualidade e não quantidade. Para uma vida feliz, não precisa ter muitas pessoas ao seu redor, mas poucas que você sabe que são confiáveis. 

2. Entenda os recortes ao longo da vida

Um recorte de nossas vidas não simboliza que seremos sempre de tal jeito. Algumas pessoas começam a vida muito bem, ficam felizes por boa parte do tempo. Depois de algumas infelicidades, acabam por falecer tristes e solitárias. 

Ao lado contrário, também pode acontecer de uma pessoa ter tido traumas durante a infância e consiga terminar a sua vida sendo feliz. O que define o seu sucesso é a sua caminhada durante a vida e não pequenos recortes. 

A felicidade é possível quando você passa por momentos complicados. É a amostragem da sua resistência psicológica de conseguir passar por maus bocados e ainda continuar de pé. É sobre estabilidade ao decorrer dos anos. 

3. Sua inteligência emocional está ligada com o seu lado pessoal e profissional

Ser feliz é ter motivo para se orgulhar. É a valorização do ser. Quando empenhamos uma tarefa com maior dificuldade, mais feliz ficamos pelo reconhecimento. O contrário também acontece. Portanto, tenha equilíbrio e o significado de tudo estará logo ali. 

4. Bons estilos de vida estão ligados a pessoas felizes

Estilos de vidas ruins para a saúde, que podem ser fatores determinados para reduzir o nosso tempo de vida, nos afastam da felicidade. Quanto mais infelizes estamos, mais procuramos por meios alternativos que podem ser fatais ao longo dos anos. 

O Grant Study é uma prova disso. Ele é um estudo com duração de 75 anos e acompanhou mais de 200 homens que passaram por Harvard. Dentre as conclusões, o alcoolismo está correlacionado com depressão. O tabagismo, com maior taxa de morbidade. 

FONTE EDITAL CONCURSOS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade