21 de junho de 2024 17:29

São João del-Rei: Com aumento dos casos e sem profissionais, Prefeitura declara estado de calamidade pública para enfrentamento da Covid-19

A decisão foi tomada após comunicado da UPA de aumento nos casos e falta de profissionais

Com o aumento significativo de casos de COVID-19 em São João del-Rei, o Prefeito Municipal, Nivaldo Andrade (PL) declarou nesta quarta-feira (14), estado de calamidade pública para a prevenção de enfrentamento à pandemia de Covid-19. A decisão foi tomada considerando a comunicação enviada pela responsável técnica da UPA, relatando o aumento de casos de COVID-19 que estão sendo atendidos pela unidade e a defasagem de profissionais. 

Foi considerada também a necessidade de ações emergenciais para conter essa nova onda de casos e a disseminação da doença em face dos elevados riscos à saúde pública. O decreto autoriza as contratações necessárias para enfrentamento da situação nos termos da Lei Municipal n° 5.697, de 26 de agosto de 2020 e a abertura de créditos extraordinários para a execução das despesas oriundas das medidas de enfrentamento.

Vale lembrar que o uso de máscaras já é obrigatório em alguns estabelecimentos da cidade, além de ser obrigatório em alguns ambientes fechados como instituições e unidades de saúde, escolas e universidades, além do transporte coletivo municipal e intermunicipal. 

A vacinação é essencial para a não evolução da grande maioria dos casos para quadros graves. Por esse motivo, é necessário manter o cartão de vacinas em dia. Em São João del-Rei, basta comparecer à unidade mais próxima de casa onde as doses estão disponíveis.  A orientação é conferir a disponibilidade e o horário de aplicação, uma vez que cada uma delas tem um período específico de atendimento.

FONTE MAIS VERTENTES

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade