18 de abril de 2024 16:49

Prefeitura de Ouro Branco começa usar drone para fiscalização e monitoramento ambiental

A Prefeitura de Ouro Branco, por meio da equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou testes práticos de voo nesta sexta-feira, dia 10/02, para aperfeiçoar o uso e utilização de veículo aéreo não tripulado, os chamados drones. A equipe já está apta a pilotar esse equipamento e conta com um piloto treinado.

O treinamento prático foi realizado e coordenado pelo fiscal Moisés Santos que passou a integrar a equipe de fiscalização ambiental através de aprovação no último concurso público. A ação reuniu mais dois técnicos na unidade de conservação da Serra de Ouro Branco, onde foi realizado o primeiro teste prático do equipamento que foi adquirido por meio de medida compensatória ambiental, sendo realizados testes de preparação, decolagem, captação de fotos e imagens, até a aterrissagem.

O uso de drone agiliza o trabalho dos técnicos ambientais e podem cobrir o monitoramento de uma grande área em um curto espaço de tempo, principalmente quando estão em vistorias em áreas rurais ou de difícil acesso, possibilitando realizar mais fiscalizações em um mesmo dia e reduzir o risco de acidentes dos servidores em campo. O veículo aéreo não tripulado também poderá ser utilizado em ações conjuntas com outras instituições, como a Polícia Militar Ambiental e apoio as ações juntamente com o Ministério Público, Defesa Civil e de demais setores da Prefeitura Municipal.

Essa aula prática foi precedida de estudos sobre a legislação, a utilização do sistema SARPAS (Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas), além do devido cadastramento do equipamento do ANAC (Agência Nacional de Aviação).

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade