O Instagram possui dois bilhões de usuários ativos e atrai a atenção de criminosos que aplicam diversos golpes como roubo por Pix e venda de produtos usados. Algumas formas de evitar problemas são:
Verificação em duas etapas
O recurso exige um código extra para realização do login, uma maneira de confirmar quem está tentando acessar a conta. Esse código pode ser encaminhado pelo WhatsApp, e-mail, SMS ou ainda aplicativos de autenticação. A opção está disponível na área de configurações do aplicativo.
Utilizar senhas fortes
Além de não utilizar a mesma senha para mais de uma plataforma, misturar vários caracteres como letras, números e símbolos, mesclando letras maiúsculas e minúsculas pode tornar a senha mais forte. Outra recomendação é não utilizar datas de aniversário ou nome como senhas por serem fáceis de se obter.
Desconfiar de perfis fakes e links enviados
Os golpistas utilizam perfis fakes para interagir em stories e enviar links que podem te fazer ser vítima de malwares. Esses malwares podem roubar dados bancários, por exemplo. Outra tática utilizada pelos golpistas é solicitar dados para que o crime seja cometido posteriormente.
Observar atividades de login
Esquecer a conta logada em outros dispositivos pode ser uma prática perigosa, por isso, o próprio aplicativo oferece a ferramenta de verificação de login. Dessa forma, é possível verificar quais aparelhos estão conectados na sua conta. A ferramenta também está disponível nas configurações do app.
Manter dados atualizados
Cadastrar números de telefone e e-mails válidos para entrar em contato é uma forma de facilitar o processo feito pelo Instagram quando há suspeita de invasão de perfil. Caso seja necessário recuperar a conta, os dados também facilitam o resgate de perfil. Para conferir e atualizar os dados basta acessar as configurações do perfil.
Não se exponha em excesso
Ao realizar postagens evite exibir informações pessoais como documentos, endereços, CPF, entre outros. Para quem usa o perfil aberto, adicionar a localização pode não ser uma boa ideia se ainda está naquele local.
Fonte: TechTudo