28 de março de 2024 19:02

Audiência discute revisão final do plano diretor e técnicos cobram sua aplicabilidade

Representantes da Fundação João Pinheiro (FJP), instituição ligada ao Governo de Minas, participaram da audiência Pública de Conclusão dos Trabalhos de Revisão do Plano Diretor. O evento, que contou com a participação da sociedade civil e segmentos organizados, aconteceu na noite de ontem (15), no Plenário da Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete. Após os ajustes finais, o texto segue a prefeitura até final de março e em seguida será levado a apreciação dos vereadores. O plano diretor de Lafaiete foi elaborado há mais de 12 anos ainda na gestão do ex-prefeito José Milton (2008/2012).
Os técnicos da FJP elogiaram o envolvimento e engajamento da sociedade após 18 meses de intenso estudo, oficinas, seminários, discussões, trabalho de campo e apresentaram o resultado alcançado. “O Plano Diretor é um conjunto de diretrizes que vai planejar e ordenar o desenvolvimento econômico, social e ambiental de Lafaiete. Enfim o que estamos apresentando é uma proposta de um instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, mas é fundamental a sua aplicabilidade”, salientou coordenadora Maria Izabel.
Foram apresentados os diversos eixos do Plano Diretor divididos em macrozoneamento, zoneamento urbano, patrimônio histórico, saúde, educação, assistência social. O ante projeto divide a cidade em ao menos 8 zonas que são é o conjunto de regras que define as atividades que podem ser instaladas nos diferentes locais da cidade (por exemplo, se é permitido comércio, indústria, residências, etc.).
Apesar da baixa adesão na audiência, a sociedade participou com demandas e questionamentos que serão incorporados ao texto final. Ainda este ano, a Câmara analisa e vota os projetos de Parcelamento dos Solos e Código de Obras e Posturas.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade