28 de abril de 2024 07:48

Descubra se vale a pena comprar carro usado 

Comprar um carro é um dos principais objetivos na vida da grande maioria dos brasileiros. No entanto, o alto valor de um automóvel zero quilômetros faz com que seja necessário optar por outras alternativas mais em conta, como o carro usado. 

A procura por essa modalidade aumentou nos últimos anos, uma vez que alia economia com qualidade. 

Quer entender se vale a pena comprar um carro usado? Então, leia o conteúdo a seguir! 

Carro usado é a mesma coisa que seminovo? 

Certamente, os brasileiros que estão no processo de adquirir um automóvel já se depararam com os termos “usado” e “seminovo” e se questionaram qual a diferença entre ambos. 

E a resposta é a seguinte: 

O seminovo é o automóvel que possui menos de 3 anos de uso, teve apenas 1 dono e possui entre 15 a 20 mil quilômetros rodados. 

Já os automóveis usados são aqueles que ultrapassam as métricas limites do seminovo, ou seja, possuem mais de 3 anos de uso ou fabricação, tiveram 1 ou mais donos e possuem mais de 20 mil quilômetros rodados. 

Quais fatores analisar antes de comprar um carro usado? 

Adquirir um carro usado pode ser uma excelente opção, uma vez que o preço e a disponibilidades dos carros novos está cada vez mais difícil de encaixar na rotina e orçamento dos brasileiros. 

Então, separamos os principais fatores para você analisar antes de adquirir o seu tão sonhado automóvel. 

  • Analise todas as despesas que o veículo possui, o qual inclui parcelas ainda não pagas do financiamento (se for o caso), IPVA parcelado, multas atrasadas etc. 
  • Entenda se os gastos futuros do veículo – como gasolina, possíveis reparos, seguro, multas, transferência, etc – cabem no seu orçamento. 
  • Saiba o valor do IPVA! Geralmente, o valor dessa taxa é de 3% do preço do automóvel. 
  • Pesquise as opções que estão à venda. Assim, é possível encontrar um carro que esteja em boas condições e que se encaixe no seu orçamento. 
  • Sempre analise o automóvel pessoalmente antes de fechar negócio, e certifique-se de que as peças são originais e de fácil manutenção. 
  • Compare o preço do carro usado com um zero quilômetro e analise se a diferença de valor está coerente. 

Carro novo é uma boa opção? 

Comprar um carro zero quilômetros, geralmente, é a opção mais cara, mas possui vantagens também, como a possibilidade de escolher todos os detalhes da forma que você quiser, motor e acessórios com pouquíssimas chances de dar defeito, garantia para eventuais danos, sentir o famoso cheirinho de carro novo, modernidade, etc. 

Além do preço, comprar carro novo também possui desvantagens, como rápida desvalorização, longas filas de espera, etc. 

Ressaltamos também que o setor automobilístico continua tendenciando um cenário de alta de custos para esse ano, assim como ocorreu nos últimos anos. 

Então, para entender se é a hora de comprar um carro novo, analise se os tópicos citados acima fazem sentido para a sua realidade e coloque na balança os prós e contras.  

Carro usado é uma boa opção? 

Conforme citamos acima, o automóvel ideal sempre será o que melhor se encaixar nas suas necessidades e possibilidades. 

Isso vale também para o momento ideal. 

Dito isso, comprar um automóvel usado é uma excelente alternativa e para provar isso, separamos seus principais benefícios: 

  • Valor acessível. 
  • Negociação mais flexível. 
  • IPVA tende a ser menor, uma vez que diminui com o passar dos anos. 
  • Desvalorização mais lenta. 

 No entanto, também há algumas desvantagens: 

  • Custos com manutenção. 
  • O seguro tende a ser mais caro. 
  • Não é possível saber com certeza a forma como o antigo dono utilizou o automóvel. 

Diante disso, entenda se as vantagens são maiores do que as desvantagens em relação ao seu objetivo em questão. Se a resposta for sim, então comprar um carro usado é uma boa opção para você! 

Conclusão 

Já decidiu qual opção você vai comprar? Usado, seminovo ou zero quilômetros? 

Mas lembre-se, antes de fechar negócio, pesquise bastante para ter certeza de que o valor cabe no seu planejamento financeiro, ok? 

E se precisar de uma ajuda para comprar o seu carro, lembre-se de que a CashMe oferece o empréstimo com garantia de imóvel, que é a modalidade de crédito que oferece juros baixíssimos e longos prazos de pagamento. 

Isso ocorre pois existe uma garantia na operação e com isso, a instituição financeira entende que a possibilidade de inadimplência é baixa. Então, consegue oferecer condições melhores para você realizar o seu sonho! 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade