27 de abril de 2024 13:55

Segurança em barragens: Vale ativa seis novas sirenes de emergência em Congonhas, Jeceaba e Belo Vale

A Vale, com apoio das Defesas Civis Municipais de Congonhas, Jeceaba e Belo Vale, realizará, na próxima segunda-feira (6/3), às 10h, o comissionamento de seis novas sirenes de emergência que integram o sistema de alarme das barragens Barnabé, Alto Jacutinga, Gambá, Barnabé 1, Barragem 7 e Marés 1 e 2. As novas sirenes foram instaladas para aumentar a cobertura acústica nos municípios. O comissionamento é o primeiro acionamento de uma nova sirene, feito com o som real de emergência, com duração estimada de 7 minutos, para atestar o seu funcionamento e verificar o alcance do som. Antes do toque será emitida uma mensagem informando que se trata de um teste. Não é necessária nenhuma ação da comunidade, que poderá manter sua rotina normalmente.

Em Congonhas, o som de quatro novas sirenes poderá ser ouvido em trechos da MG-442, na região do Parque da Cachoeira, na avenida Tenente José Horácio Cordeiro, na Comunidade de Barnabé, e nos bairros Campinho, Novo Plataforma e Praia, além de propriedades rurais próximas.

Em Jeceaba, o toque da sirene poderá ser ouvido na região da barragem 7, no canteiro de obras da ATERPA, em trechos da MG-155, nas localidades de Casinhas, Sumidouro e parte da estrada de acesso a Caetano Lopes, além de propriedades rurais próximas. Já em Belo Vale, uma nova sirene poderá ser ouvida na região de Cachoeira do Mascate, Córrego dos Moreiras, Córrego dos Pintos, Comunidade de Sandi, Comunidade de Boa Morte, além de propriedades rurais próximas.

No horário do acionamento, em alguns pontos estratégicos, equipes técnicas estarão em campo para acompanhar a atividade, medindo os decibéis atingidos pela sirene. A atividade é uma continuidade das ações que fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas, em cumprimento à legislação vigente. Não houve alteração na condição de segurança. As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). Informações sobre as estruturas podem ser obtidas no site www.vale.com/esg.

Prevenção

A medida preventiva integra a profunda transformação promovida pela Vale na gestão de suas estruturas, direcionada pelos aprendizados com o rompimento da barragem de Brumadinho, em 2019, e pelas melhores e mais rigorosas práticas internacionais estabelecidas pelo Padrão Global da Indústria para a Gestão de Rejeitos (GISTM, em inglês). O foco prioritário é a segurança das pessoas, a redução de riscos e o cuidado com o meio ambiente.

A empresa cumpre um cronograma de testes de sirenes e exercícios simulados com objetivo de desenvolver e fortalecer a cultura de prevenção nas comunidades onde atua. Já foram implementados mais de 100 Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBMs) em estruturas localizadas em Minas Gerais e no Pará, nas unidades de negócios Ferrosos e Metais Básicos no Brasil.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade