28 de abril de 2024 13:08

Associação de mães de deficientes divulga nota de repúdio por falas preconceituosas em sessão da Câmara; “queremos retratação”, disseram

Ontem a noite (7), representantes da Associação de Mães Unidas Pela Deficiência (AMUPD), de Lafaiete, marcaram presenças na sessão da Câmara para buscar apoio a falta de transporte público para parte das crianças com deficiência que desde hoje estão sem o serviço e impedidos de irem às aulas. Eles levaram uma carta cobrando uma solução para os estudantes.

Porém, as representantes deixaram o plenário ofendidas com algumas falas, com certo preconceito, dos vereadores. A associação divulgou uma nota repúdio nas redes sociais e na próxima quinta-feira (9) marcaram presença novamente na sessão cobrando uma retratação.

Leia nota.

“Ontem estivemos na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete para levarmos até aos Ilustres Vereadores mais uma vez a demanda do transporte e das monitoras. Infelizmente em conversa com um Vereador foi citado sobre o colar de girassol que se fez lei em 2022 e agora estamos divulgando e fazendo valer a lei, pois o mesmo Vereador se referiu ao colar para identificação das pessoas com deficiência não Visíveis ou ocultas como MARCAR GADO … ISSO MESMO , DISSE QUE NÃO CONCORDAVA COM O COLAR SE REFERINDO A MARCAÇÃO DE GADO. Fica aqui nossa total indignação à essa fala e tristeza por tamanha ignorância e crítica. É necessário muito estudo e conhecimento a todos. Inclusive convidamos o Sr Vereador a passar um dia, aliás algumas horas com os olhares de julgamento para nossos filhos enquanto precisamos ir a um banco ou supermercado e usar a fila exclusiva sem identificação e temos que explicar e justificar o tempo todo porque estamos ali , já que a deficiência não é visível!
Mas para fechar a noite mais dois vereadores repetiram a frase “FAZENDO CARETA PRA CEGO”….frase totalmente capacitista! Precisamos urgente mudar essas falas ainda mais num lugar como Câmara Municipal que os senhores mesmo dizem ser a casa do povo ! Para quem quiser saber sobre quem são os mesmos assistam no YouTube a sessão de hoje !!!
Aguardamos ansiosos que os mesmos refaçam suas falas e estejam dispostos a realmente aprender e entender sobre as PESSOAS COM DEFICIÊNCIA!
Observação: a fala sobre ” marcar gado ” foi falada diretamente as mães que estavam presentes!”.
“Aguardamos seção de quinta-feira que essas falas sejam refeitas por quem as fizeram e que jamais isso se repita principalmente vindo de órgãos públicos que deveriam dar exemplos a sociedade… não iremos mais aceitar NADA que desrespeitem nossos filhos. Chega estamos cansados de piadas de frases capacitadas de pejorativos”, disse um pai nas redes sociais.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade