27 de abril de 2024 11:15

Congonhas em alerta contra a dengue

A Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, informa que neste ano de 2023, os números de casos de dengue e chikungunya na cidade tem sido alarmantes. Somente nos primeiros três meses do ano já foram confirmados 14 casos das doenças.
Diante dessa situação, a SMS entende que é o momento de agir e lançou neste último final de semana uma “Ação de Mobilização” para combater a proliferação do mosquito transmissor das doenças. A estratégia envolve agentes de endemias que irão atuar em cada bairro da cidade, identificando as necessidades específicas de cada localidade.
Segundo a Superintendente Municipal de Saúde, Ana Paula Cruz, “os desafios são diversos. Alguns bairros possuem um alto percentual de imóveis fechados, imóveis esses que — muitas das vezes — os moradores trabalham em período administrativo, o que impossibilita a visita dos agentes. Além disso, há áreas com grande quantidade de lotes vagos onde a população costuma jogar lixo, tornando-se criadouros do mosquito. Pontos estratégicos, como borracharias, lanternagens e ferro velhos, também serão alvo da ação, com recolhimento de depósitos de acordo com a necessidade”, relata.


A proposta da equipe da SMS é atender e dar continuidade ao trabalho aos sábados, mobilizando uma equipe de ação de acordo com o cronograma da semana. A divulgação dos bairros que receberão a mobilização será feita nos canais de comunicação da Prefeitura de Congonhas, como as redes sociais.
A expectativa é que a ação de mobilização ajude a combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue e chikungunya, garantindo a saúde da população de Congonhas. A participação da comunidade também é essencial, evitando acúmulo de água parada e colaborando para a eliminação de possíveis criadouros do mosquito em suas residências.
Por Hayslla Santana – estagiária – Revisado por Lílian Gonçalves – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Arte: Hayslla Santana

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade