×

8 Distritos mineiros que todo mundo ama

Alguns lugarejos em Minas atraem muitos turistas e até recebem mais visitantes do que as cidades do entorno. São distritos que se sobressaem pelas belezas naturais, por conservarem um ar mais interiorano e também por serem destinos mais reservados e menos disputados do que outros locais turísticos.

Tem opções para todos os gostos, viagem romântica para casal, aventura ao ar livre para família, e ecoturismo e muita adrenalina para amigos. Confira nossa seleção de alguns distritos mineiros que todo mundo ama!

Os melhores distritos mineiros que todo mundo ama

Bichinho – Prados

Entre a cidade de Prados e Tiradentes está o distrito de Vitoriano Veloso, mais conhecido como Bichinho. Situado no Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes e na Estrada Real o local é opção certa para encontrar maravilhosos artesanatos, que retratam muito bem a arte mineira.

Artesanato em Bichinho | Foto: Marden Couto/Turismo de Minas

Conceição do Ibitipoca – Lima Duarte

O distrito é a porta de entrada para o Parque Estadual do Ibitipoca. Possui boas pousadas e restaurantes, além de opção para camping. Ibitipoca, como é conhecida, possui vários passeios em cachoeiras, picos e mirantes. Há roteiros para todos os gostos, de 5 até 16 km de caminhada com paisagens de tirar o fôlego. O local também é famoso pelos importantes festivais anuais de jazz e blues, que atraem centenas de turistas.

Parque do Ibitipoca, em Lima Duarte | Foto: Marden Couto/Turismo de Minas

Ipoema – Itabira

No local é possível praticar ecoturismo e esportes radicais, como escalada, rapel, trekking, e mountain bike. Destaque para a Cachoeira Alta, uma queda d’água de aproximadamente 110 metros, considerada uma das mais belas do estado. Outra sensação do distrito é o Museu do Tropeiro, local construído onde seria o rancho de tropeiros, lugar para que eles descansassem e dormissem. Possui um acervo de 400 peças adquiridas pelo colecionador José Dutra.

Museu do Tropeiro, em Ipoema | Foto: Sergio Mourão

Museu do Tropeiro, em Ipoema | Foto: Sergio Mourão

Lavras Novas – Ouro Preto

Bem pertinho de Ouro Preto, a 120 km de Belo Horizonte, está Lavras Novas. As trilhas e cachoeiras são pontos fortes do destino, além de boa gastronomia e artesanato. Lavras Novas possui a Bacia do Custódio, boa para banhos e para passar algum tempo em contato com a natureza, além de ser um ótimo lugar para namorar. Outra atração do distrito é o canyon, que proporciona lindos passeios.

Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, em Lavras Novas | Foto: Marden Couto/TurismodeMinas

Macacos – Nova Lima

Próximo a capital mineira, Macacos se destaca pela tranquilidade do local. O distrito, na verdade, é denominado São Sebastião das Águas Claras, mas como é banhado pelo Ribeirão dos Macacos, ficou popularmente conhecido como Macacos. O local possui pousadas aconchegantes, trilhas para esportes radicais, boa gastronomia e cachoeiras. Uma ótima opção para uma programação a dois. Agora se a vontade for se aventurar pelos esportes radicais, tem também opção para os apaixonados por trekking e mountain bike.

Milho Verde – Serro

A mística Milho Verde é destino certo para quem procura sossego! O ponto de encontro é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, com vista privilegiada para o Pico do Itambé. Lá fica também a Cachoeira Moinho, com 25 metros de altura, que tem poços para banho, e mais à frente, duas quedas formam o Rio Jequitinhonha.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário | Foto Marden Couto/TM

Monte Verde – Camanducaia

Localizado a 491 km de Belo Horizonte, no sul de Minas Gerais, Monte Verde é uma opção recorrente dos turistas. A variedade de chalés conferem um clima de romance na região. Há também os programas para quem gosta de curtir a natureza com as trilhas do Chapéu do Bispo, da Pedra Redonda e do Pico do Selado. Além de opções mais radicais como tirolesa, escalada, arvorismo, bóia- cross, passeios de jipe, moto, quadriciclo, bicicleta e cavalo.

Avenida Monte Verde, em Monte Verde | Marden Couto/TurismodeMinas

Serra do Cipó – Santana do Riacho

A Serra do Cipó é considerada por muitos a capital mineira do ecoturismo, por ser a porta de entrada para o Parque Nacional, que possui o mesmo nome da serra. O lugar é rico em curso d’água e conta com diversos lagos, poços e cachoeiras, além das belíssimas paisagens naturais, grutas, pedreiras e campos rupestres.

Serra do Cipó – Cachoeira Grande – Turismo de Minas – MardenCouto

Você já visitou algum dos distritos da lista? Conta pra gente nos comentários!

FONTE TURISMO DE MINAS

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp