28 de abril de 2024 02:02

Duas cidades mineiras entram no ranking dos melhores destinos do Brasil

Prêmio de site de conteúdos de viagens revela cidades, países e destino dos sonhos preferidos dos viajantes; confira

Se não bastasse o título de patrimônio da humanidade, conferido pela Unesco em 1999, Diamantina, a cidade do ex-presidente Juscelino Kubitschek e Chica da Silva – a escrava mais famosa do país –, guarda a riqueza histórica do Brasil império em suas construções coloniais, paisagens exuberantes e gastronomia requintada. 

Ao passar sob o Passadiço da Glória, cartão-postal do antigo Arraial do Tijuco, o visitante é convidado a voltar no tempo e reviver o passado da cidade que teve a maior lavra de diamantes do mundo ocidental no século 18. Quando for visitá-lo, vá ao final do dia e surpreenda-se com o paredão da Serra dos Cristais ao fundo, que reluz com o dourado do pôr do sol, e cria uma paisagem de extrema beleza. 

Com mais de três séculos de fundação, o município de Diamantina preserva cuidadosamente a riqueza histórica da cidade barroca, porta de entrada para o Vale do Jequitinhonha. Cheia de tradições, a cidade histórica tem um patrimônio arquitetônico, cultural e natural rico e bem preservado. Não à toa, o município entrou no hall das belas cidades do mundo agraciadas com o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. 

Por conta desse acervo natural, histórico e cultural, Diamantina entrou na lista do Top 10 do Prêmio Melhores Destinos de 2022. A cidade mineira ficou em terceiro lugar no ranking, atrás de Lençóis, na Bahia e Alter do Chão, no Pará.

Imperdível passeio de Maria Fumaça, entre Tiradentes e São João Del-Rei; cidade ficou em 9º lugar(foto: Carlos Altman/EM)

Outra cidade mineira, Tiradentes, no Campo das Vertentes, entrou no Top 10 e ocupa o 9º lugar na preferência dos viajantes. Em 2019, a charmosa cidade em Minas foi eleita pela revista norte-americana Departures como a “mais bonita do Brasil”. Localizada a menos de 200 quilômetros da capital do estado, Belo Horizonte, Tiradentes atrai visitantes que podem conferir as diversas atrações e as opções de passeios por caminhos históricos e promove uma das celebrações mais belas na semana santa. Vale conferir!

Sobre o prêmio  

A premiação prestigia os melhores do setor. Para o resultado, pesquisa nacional teve votos de quase 15 mil leitores do site de promoções e conteúdos de viagens do Brasil. A 4ª edição revela as cidades, países e serviços do setor de turismo preferidos dos viajantes. De acordo com os organizadores do prêmio:”não faria sentido ter um prêmio em que ganhasse o mais conhecido. O foco da premiação é divulgar os melhores, não os mais famosos”.

O Prêmio Melhores Destinos ficou suspenso em 2020 e 2021 devido à pandemia, mas pôde ser retomado com a entrega dos troféus aos vencedores em 2023.

Melhor destino do Brasil

Tombado pelo Patrimônio Histórico, Lençóis, na Chapada Diamantina, na Bahia, está entre os dez melhores destinos ecoturístico do Brasil(foto: Embratur/Divulgação)

Mais uma vez é hora de comemorar na Bahia, na Chapada Diamantina! Lençóis foi eleita pela segunda vez o melhor destino nacional no Prêmio Melhores Destinos! O conjunto de atrações naturais fantásticas, gastronomia excelente e segurança – com o adicional do carinho baiano para receber os turistas – conquistaram o país: nota média de 8,91.

No segundo lugar do pódio estão as praias de água doce de Alter do Chão, no Pará, que garantiu 8,75 de média final. No último prêmio, o destino paraense – que faz parte de Santarém – ocupou o 8º lugar.

Já na terceira posição está Diamantina, uma das principais cidades históricas de Minas Gerais, que pela primeira vez chega ao top 10 do prêmio, com média de 8,68.

Melhor destino internacional

Conheça Ko Lanta: um paraíso com mar de águas esverdeadas na província de Krabi, no Sul da Tailandia(foto: Stunning Center/Divulgação)

Na categoria de melhores destinos internacionais também houve premiação consecutiva. A Tailândia garantiu o pódio mais uma vez e venceu o Prêmio Melhores Destinos de 2022. Com nota final 9,72, o destino é super recomendado pelos leitores, seja por suas atrações (de praias paradisíacas a templos incríveis) ou pelo ótimo custo-benefício para conhecer o destino.

Os outros dois destinos inspiradores que dividem o top 3 são o Egito, que teve nota final 8,86 – diante de toda sua riqueza arquitetônica e milenar; e a Grécia, com pontuação 8,84, destacando o berço da civilização ocidental com sua mescla de história e boas praias.

Destino mais desejado do mundo

Gôndolas no Grande Canal, em Veneza, na Itália. País configura o topo da lista como melhor destino dos sonhos(foto: Carlos Altman/EM)

Essa era a única modalidade do Prêmio Melhores Destinos que não demandava uma avaliação objetiva: o site convidou o pessoal a escrever livremente para qual lugar do mundo queria viajar. Valia cidade, país ou mesmo um continente inteiro. Mas mesmo com tantas opções, o prêmio teve uma tricampeã com o ouro: a Itália. Novamente o país conquistou o primeiro lugar como destino dos sonhos, apontada por 10% dos participantes.

Nas outras próximas colocações tivemos mudança em relação a 2019: as Maldivas são a viagem dos sonhos de 7,2% dos votantes, o que dá para entender só de olhar uma fotografia do mar cristalino do destino – que parece a maior piscina do planeta. E a medalha de bronze foi para um lugar que alia história e belezas naturais como nenhum outro! A Grécia, com suas mais de mil ilhas, ficou em terceiro lugar, com 6% dos votos.

FOTNE ESTADO DE MINAS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade