28 de abril de 2024 02:21

Lafaiete: trabalhadores reclamam de atraso em salários, falta de uniforme e melhores condições de trabalhos prestadora de serviço de limpeza

Nossa reportagem foi procurada no início de fevereiro e nesta semana quando funcionários reclamaram do atraso de salários da empresa Alicerce, prestadora de serviço, há menos de 2 meses, a prefeitura de Lafaiete de varrição, poda e capina. Eles citam diversas irregularidades nas condições de trabalho como falta de uniformes, álcool para uso diário na proteção à saúde e doenças e até mesmo falta de materiais de trabalho como vassouras. Nossa reportagem flagrou garis sem EPI’s, como luvas. O vale refeição ainda também não está sendo pago aos mais de 100 funcionários.

Segundo informações, o atraso nos salários coloca em dificuldades muitos funcionários que precisam honrar seus compromissos mensais com alimentação, medicamentos, supermercados. “Muitos já estão passando por dificuldades. Esperamos que a empresa ofereça melhores condições de trabalho e dignidade. São direitos garantidos”, disseram os funcionários. Muitos informaram que, caso permaneça os atrasos, podem haver paralisação dos serviços.

Nota da Prefeitura

Segundo a Prefeitura, a fiscalização é feita diariamente nas frentes de trabalho pelos encarregados responsáveis, gerando relatórios de vistoria. A empresa já foi notificada apresentar relatório de ferramentas, epi, uniformes, e documentação de segurança do trabalho, estando em prazo de apresentação dos mesmos.

O contrato é de 180 dias, e o valor é referente a todo serviço de limpeza urbana, capina, poda, roçagem, varrição, entulho e limpeza de prédios públicos, com valor médio mensal de R$300 mil, de acordo com a quantidade de equipes mobilizadas. Nossa reportagem enviou questionamentos a direção da Alicerce mas até o fechamento da matéria não recebemos as respostas.

Nota da empresa

Em nota a Alicerce informou que todos os EPI’s foram fornecidos conforme o programa de riscos da empresa. Quanto ao pagamento de Vale refeição ele é feito nos moldes previsto pela convenção coletiva e é condicionado ao colaborador ter assiduidade nos 30 dias anteriores. Esse valor é feito via depósito em cartão de vale refeição, e a previsão é de pagamento pela CCT é até dia 20 (logo na está em atraso)
Também foram fornecidos uniformes a todos os colaboradores, contudo muitos uniformes acabaram desgastando, logo estamos substituindo todos eles. Sobre salários, os pagamentos já foram feitos, no quinto dia útil, conforme previsão da CLT.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade