Iniciativa do governo do Estado tem como objetivo promover a melhoria do ambiente de negócios na região
Autoridades empresariais e lideranças de associações de municípios se reuniram na manhã desta sexta-feira (10/3) em um ato simbólico para assinatura de decretos coletivos do programa Minas Livre para Crescer, iniciativa do governo do Estado e que tem o Sebrae Minas como um dos parceiros. O objetivo da ação é estimular o empreendedorismo na região, melhorar o ambiente de negócios e facilitar a atração de investimentos, além de garantir maior segurança jurídica aos empreendedores, com o objetivo de gerar crescimento econômico, maior competitividade e geração de emprego e renda.
A assinatura ocorreu durante a assembleia conjunta promovida pela Associação dos Municípios do Alto Paraopeba (Amalpa), pela Associação da Microrregião da Mantiqueira (AMMA) e pela Associação da Microrregião do Campo das Vertentes (Amver), durante a qual foi empossado o novo presidente da Amalpa, Hélio Campos, prefeito de Ouro Branco.
Além das lideranças regionais estiveram presentes o senador Carlos Viana, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o deputado Samuel Viana e o diretor Técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido. No total, 15 municípios participaram da assinatura dos decretos, que beneficiarão micro e pequenas empresas da região. Foi entregue a cada um dos prefeitos um guia com as diretrizes do programa.
O diretor Técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido, reforçou o compromisso da instituição para estimular o crescimento dos pequenos negócios: “A agenda reflete a integração do Sebrae Minas com o governo estadual, municípios, empreendedores locais e o setor produtivo. É um programa que tem como missão melhorar o ambiente de negócios por meio das ações de liberdade econômica. Nós apoiamos essa iniciativa para que novos municípios sejam beneficiados, o empreendedor abra seu negócio facilmente e tenha um poder público menos oneroso”.
De acordo com o analista do Sebrae Minas Aristides Araújo, a iniciativa vai ajudar os empreendedores a terem menos dificuldades para abrirem seus negócios: “O Sebrae Minas tem como uma de suas frentes de atuação a busca pela melhoria do ambiente de negócios, favorecendo o desenvolvimento econômico local. Por isso, a instituição se aliou ao Governo de Minas e às associações nesse programa de liberdade econômica, que visa desburocratizar as atividades empresariais nos munícipios e facilitar a vida do empreendedor”, explica.
O gerente de Inovação de Empreendedorismo de Ouro Branco, Rodrigo Bueno, destacou a parceria com o Sebrae Minas na realização de projetos essenciais à região: “O Sebrae Minas é um parceiro em todos os projetos voltados para o empreendedorismo, inovação e juventude que geram crescimento econômico da cidade. E também neste evento, que mostra as iniciativas de Ouro Branco para outros municípios. Regionalizar essa atmosfera de sinergias para as cidades é importante, porque permite que todas, unidas, possam trabalhar conjuntamente em projetos melhores, buscar recursos e capacitações”.
O senador Carlos Viana entende que a união de forças determinará o sucesso do programa: “É fundamental que tenhamos esse protocolo para que possamos desenvolver as rotas de conhecimento e turismo, e para que as rotas históricas passem a receber hotelaria, serviços e geração de renda, já preparando o novo ciclo para o novo estado. Percebo a preocupação dos prefeitos com esse planejamento. E o Sebrae Minas é a principal ferramenta, junto com a Fiemg, na ampliação desses investimentos”.
Para o deputado federal Samuel Viana, a parceria entre o governo do Estado, municípios, associações e o Sebrae Minas facilitará a busca por recursos da União: “Quando os municípios se juntam em um consórcio, gera-se uma gestão melhor. Essa reunião de hoje foi casada com a política de resultados, já que discutimos problemas específicos da região de Ouro Branco. Temos várias demandas a serem discutidas em Brasília, mas estamos buscando soluções em conjunto. E o Sistema S, do qual o Sebrae faz parte, conhece bem essas necessidades no que diz respeito ao desenvolvimento”.
Foco no desenvolvimento econômico local
O Sebrae Minas já vem atuando na região de Ouro Branco por meio de ações que impulsionam o surgimento e crescimento dos pequenos negócios, como a instalação de Salas Mineiras do Empreendedor nas principais cidades da região, apoio na estruturação de planos municipais de desenvolvimento econômico e implantação de conselhos municipais de desenvolvimento econômico.
A instituição também tem apoiado a criação de fundos de desenvolvimento e disponibilizado ações de consultorias e capacitações empresariais, com o objetivo de aprimorar a gestão dos negócios.
Link com as fotos:
https://drive.google.com/drive/folders/1EY83KPeliwY2HeR7tNPkhKHOX-bgJw64?usp=sharing
Crédito: Felipe Repolês