O PIS PASEP é um abono destinado aos trabalhadores que, no ano anterior, tiveram uma média mensal de pagamento de até dois salários mínimos. Desta maneira, o valor dele também é proporcional ao quanto se ganha por mês.
Assim, para essas pessoas, é como se o PIS PASEP fosse um 14º salário, já que também têm normalmente o décimo terceiro salário no ano. Então, esse abono também vira um reforço para quem recebe e é um alento para o comércio. Afinal de contas, com mais dinheiro circulando, as pessoas vão comprar e consumir mais no dia a dia. Assim, o PIS PASEP, além da função social, também ajuda a manter a economia aquecida durante o ano todo.
Agora, muita gente fala que poderá haver pagamento do PIS PASEP em dobro em 2023. No entanto, isso ainda não é totalmente certo para o cidadão. Tudo por conta de um atraso no pagamento desse abono durante a pandemia da Covid-19.
Assim, naquela época, por conta da grave crise sanitária mundial, o governo suspendeu, em 2020, o pagamento do PIS PASEP para os trabalhadores com carteira assinada. No entanto, voltou a pagar em 2021, mas relativo ao ano de 2019, que deveria ter sido pago em 2020.
Desta maneira, em 2023, os trabalhadores vão receber o PIS PASEP relativo ao ano de 2021. Outra questão é que, assim como nos anos anteriores, o dinheiro entra na conta do trabalhador durante o mês de aniversário.
Então, como o pagamento começa em março, quem faz aniversário em janeiro e fevereiro também recebe no terceiro mês do ano. Por isso, é um dinheiro que entra na economia mensalmente, ajudando diversas pessoas.
Qual a probabilidade de pagamento dobrado?
Como os trabalhadores que recebem o PIS PASEP estão com um ano de atraso, eles poderão receber o de 2022 ainda em 2023. Caso isso realmente aconteça por parte do governo, vai sanar esse atraso.
Consequentemente, vamos poder dizer que os trabalhadores vão receber o PIS PASEP em dobro em 2023. Com isso, a economia também vai ter mais um aquecimento durante o ano.
Depois, será possível também fazer uma poupança e guardar parte do dinheiro que ganhou, já pensando no futuro. Contudo, também vale lembrar que não são todos os trabalhadores que têm esse direito. Além do limite médio de dois salários mínimos, o trabalhador também precisar ter ao menos cinco anos de carteira assinada. E, durante o período vigente, precisa ter trabalhado ao menos por 30 dias. Apenas desta maneira o cidadão vai ter direito a receber o PIS PASEP no mês de aniversário e ainda com a possibilidade de até mesmo receber o valor dobrado ainda este ano por parte do governo.