O combate à dengue, chikungunya e zika envolve ações de prevenção e controle, como a eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti, e a orientação da população sobre medidas de prevenção. Neste sábado (1), de 7h às 13h, os agentes de endemias realizarão visitas domiciliares nos bairros Fonte dos Moinhos, Vila Rica e região.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para o crescente número de casos de dengue e chikungunya na cidade e orienta sobre a importância da colaboração da população com o trabalho dos agentes de combate a endemias, permitindo a entrada em suas residências para vistoria e eliminação de possíveis focos do mosquito.
FUMACÊ
A SMS informa que no sábado (1), na mesma região dos bairros Fonte dos Moinhos, Vila Rica e região também será realizado o trabalho de UBV – popularmente conhecido como Fumacê. É importante que a população abra as janelas das residências e retirem os pássaros do quintal e roupas do varal.
UBV é a sigla para “Ultra Baixo Volume”, uma técnica de aplicação de inseticidas em baixas concentrações, geralmente utilizada no controle de mosquitos transmissores de doenças como a dengue, zika e chikungunya.
Por Letícia Tomaino