28 de abril de 2024 02:47

Comunidades congonhenses participaram de reuniões preparatórias para o 1º simulado de Emergência de Barragens

O objetivo do simulado é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população, órgãos públicos e empresas sobre como agir em uma possível situação de emergência.

Durante quatro dias, a população de Congonhas pôde se informar sobre o Plano Municipal de Segurança de Barragens e receber orientações para o 1º Simulado de Emergência de Barragens que ocorrerá no dia 16 de abril (domingo), às 10h. É fundamental a participação de quem mora na Zona de Autossalvamento (ZAS) dessas estruturas neste treinamento prático de evacuação.

Além de cumprirem a legislação vigente, as reuniões públicas, realizadas em 12 locais de Congonhas, caracterizam-se como ações preventivas. É importante destacar que não houve alteração dos níveis de segurança das barragens.

Comunidade de Lobo Leite participou da reunião pública preparatória para o simulado e esclareceu dúvidas. Foto: Emannuel Valent

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil e Social da Prefeitura de Congonhas, Gláucio Ribeiro, afirma que o Plano Municipal de Segurança de Barragens oferece mais segurança para a população. “O PMSB contribui para que o cidadão congonhense assimile a cultura de prevenção e preparação para possíveis situações de risco. Agradecemos a cada participante das reuniões públicas preparatórias para o simulado e solicitamos a eles que levem para seus vizinhos, amigos e parentes as informações recebidas”, destacou Gláucio, que também é porta-voz do Plano.

A Zona de Autossalvamento (ZAS), onde ocorrerá o Simulado de Emergência de Barragens, é formada pelos bairros Centro, Matriz, Vila Andreza, Zé Arigó, Campinho, Palmital, Grand Park, Nova Cidade, Rosa Eulália, Bom Jesus, Fonte dos Moinhos, Vila Rica, Cristo Rei, Residencial, Lucas Monteiro, Plataforma, Esmeril, Santa Mônica, Alvorada, Praia, Lamartine, Boa Vista, Belvedere, Vila São Vicente, Jardim Profeta, Lobo Leite, Chacreamento Vista Alegre, Chacreamento Lagoa Cumprida, Pires, Campos Altos, Campo das Flores e Mineirinha.

Priscila Maria Bárbara Dias Santos, ex-presidente da Associação Comunitária do Distrito de Lobo Leite, ressaltou a importância das reuniões preparatórias e reforçou a necessidade de participação das pessoas que vivem na ZAS no simulado. “A mensagem foi de fácil entendimento. Então eu acho que todo mundo saiu daqui [ginásio poliesportivo do Distrito] munido de informação para que, em 16 de abril, às 10h, possa participar adequadamente dessa simulação de emergência. Vamos levar para quem não pôde participar das reuniões tudo o que foi dito aqui, para que entendam o que vai acontecer no dia e evitar informações desencontradas”, disse a moradora de Lobo Leite.

Daiane Elisa Guerra Cruz, moradora da Praia, já havia ouvido falar do PMSB, mas somente agora se inteirou melhor da iniciativa. “Eu achei a ideia de se criar este Plano sensacional, porque ele une as três grandes empresas geradoras de empregos em Congonhas e a Prefeitura com objetivo de proporcionar mais segurança para a população”, comentou.

Como vice-diretora da Escola Municipal Michael Pereira de Souza, Daiane Elisa destaca que a informação correta garante o combate às fake news.  Com o PMSB, poderemos nos informar melhor. A escola fica às margens de dois rios e a comunidade escolar precisa conhecer muito sobre todo este planejamento. Com informação correta e treinamento, a população vai saber como chegar calma ao ponto de encontro”, completou a diretora.

Comunidade do Residencial demonstrou interesse pelos temas abordados. Foto: Carolina Lacerda

    Como vai funcionar o simulado?

Durante o simulado do dia 16 de abril, as pessoas que vivem na Zona de Autossalvamento deverão começar a caminhar calmamente pela rota de fuga até o ponto de encontro (ambos sinalizados por placas do PMSB), assim que o sistema de alerta sonoro for acionado, indicando Nível 2 de emergência. Esta classificação de risco é adotada para a atividade porque, em uma possível situação real, as autoridades não esperam mais que se chegue até o nível 3 (cujo deslocamento também é feito calmamente), que representa risco iminente, para determinarem a evacuação.

Este sistema de alerta sonoro será acionado por 20 minutos e deverá ser ouvido por toda a Zona de Autossalvamento (ZAS).

Na chegada, as pessoas devem ter a presença registrada, responder a uma pesquisa de satisfação e, em seguida, serão liberadas. Em seguida, acontecerá a desmobilização das equipes dos pontos de bloqueio e de encontro.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

O PMSB

Iniciativa pioneira no País, o Plano Municipal de Segurança de Barragens está sendo desenvolvido para integrar os sistemas de emergência de barragens e o de contingência da Defesa Civil local, este último responsável por oferecer resposta também a outros eventos como inundações, deslizamentos, desabamentos e incêndios. Esta é uma iniciativa da Prefeitura de Congonhas e conta com o apoio da CSN Mineração, Gerdau e Vale. A ação voltada para a comunidade tem a gestão feita pela Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba (Adesiap) e acompanhamento do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG).

Para mais informações, fale com a Defesa Civil Municipal pelos telefones 199 e 3731-4133

(Assessoria de Imprensa do PMSB)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade