28 de abril de 2024 06:59

Amanha (08) tem apresentação da Casa de Música de Ouro Branco no MMGERDAU – Museu das Minas e do Metal

Evento conta com programação de concertos, oficinas e o tradicional Concurso de Violoncelos. Entre as atrações estão nomes
como Antônio Meneses e Cristian Budu A Casa de Música de Ouro Branco realiza, de 1º a 8 de abril de 2023, a nona edição do já tradicional Festival de Violoncelos. O evento será realizado em Ouro Branco, mas com uma apresentação especial em Belo Horizonte no dia 8
de abril.
O Festival de Violoncelos deste ano conta com uma programação de concertos, master classes, e o Concurso de Violoncelos. Entre os professores e convidados estão nomes de destaque da música erudita como Matias de Oliveira Pinto (que é também Diretor Artístico do Festival), Fábio Presgrave, Kayami Satomi, Eduardo Swerts, Marcio Carneiro, Hugo Pilger, Matias Estiagarribia (núcleo infantil Suzuki).
Além disso, o festival este ano recebe as atrações internacionais Henry-David Varema, Nani Celloquartett, Olaf Niessing e o duo formado por um dos violoncelistas mais importantes do Brasil, Antônio Meneses, e pelo o pianista Cristian Badu.
Kênia Libanio, coordenadora do Festival de Violoncelos e da Casa de Música de Ouro Branco, comemora mais uma edição do evento. “Nosso festival já se tornou referência e temos a honra de receber aqui em Ouro Branco nomes importantes da música erudita que, além de se apresentar, irão passar aos nossos jovens sua experiência e ensinamentos. Posso dizer que esta nona edição está muito especial, basta olhar a programação”, afirma.


A abertura do Festival de Violoncelos será no sábado, dia 1 de abril, às 20h, na Capela de Santana da Pousada Ecorsini (antiga Fazenda Pé do Morro), com o Nani Celloquartett. O grupo composto por Helena Ranck, Maria Duarte, Rafael Gaspar e Renan Moreira teve seu início na cidade de Münster, na Alemanha. Norepertório, obras de Joseph Haydn, W. A. Mozart, F. Schubert, Tom Jobim, Ernani Aguiar, entre outros. A maioria dos arranjos é de Renan Moreira.
Já no domingo, dia 2 de abril, será a vez do concerto dos professores do festival. No auditório do Hotel Verdes Mares, também às 20h, se apresentam os violoncelistas Olaf Niessing e Hugo Pilger. Olaf é alemão e, depois de trabalharem várias orquestras em seu país natal, se dedica hoje cada vez mais a gruposde câmara. Também trabalha com a promoção de jovens músicos. Para o repertório ele escolheu a Suite nº1 Opus 131c, de Max Reger. Já Pilger é professor de violoncelo da Unirio e tem uma vasta discografia. Recebeu diversos prêmios em sua carreira e indicações ao Grammy Latino. Ele apresenta 3 Canções para violoncelo solo, de Marcelo Carneiro.

Na segunda-feira, 3 de abril, às 20h, na Capela de Santana da Pousada Ecorsini, o Festival recebe o duo formado por Antônio Meses e Cristian Budu. Meneses é recifense e é considerado um virtuose do violoncelo. Apresenta-se regularmente com as mais importantes orquestras do mundo, como a Filarmônica de Berlim e a Sinfônica de Londres. Ele toca, usualmente, um violoncelo  Matteo Goffriller, construído ca. 1710 em Veneza. Já o pianista Cristian Budu foi consagrado internacionalmente como uma referência na nova geração da música clássica. O repertório escolhido pelo duo traz peças de Gabriel Fauré, Claude Debussy e Cesar Franck.

Além do concerto, Meneses fará uma masterclass no dia seguinte para os participantes do Festival de Violoncelos. O quarto dia do Festival de Violoncelos, terça-feira, 4 de abril, terá atrações diversas. Às 16h, no auditório do Hotel Verdes Mares, o público poderá acompanhar a segunda rodada do Concurso Nacional de Violoncelos. Às 20h, no mesmo local, se apresentam os professores do festival em um concerto muito
especial. Os integrantes do Nani Celloquartett – Renan Moreira, Maria Luís Duarte e Rafael Gaspar – se unem à Isaac Andrade, Gabriel Gonçalves e Leonardo Semensatto para executar o Quinteto opus 34- Fá menor (Arranjo para 6 cellos ), de J. Brahms. Em seguida, Matias de Oliveira Pinto e Fábio Presgrave trazem para Ouro Branco a estreia mundial de Pás de Deux para 2 Cellos, de Ulrich Schultheiss. Matias é Diretor Artístico do festival e professor de violoncelo na Universidade das Artes de Berlim e na Faculdade de Música de Münster.
No dia 5 de abril, quarta-feira, iremos conhecer e ouvir os vencedores do Concurso de Violoncelos. Eles se apresentam às 20h também no auditório do Hotel Verdes Mares.


A Jovem Orquestra de Ouro Branco – JOOB – é quem faz as honras da programação do dia 6 de abril, quinta-feira. O grupo se apresenta às 20h, na Capela de Santana da Pousada Ecorsini (antiga Fazenda Pé do Morro). A regência será de Olaf Niessing. O concerto terá a participação de solistas do festival, como Matias de Oliveira Pinto, Eduardo Swerts (músico da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e professor de violoncelo da UEMG), Hugo Pilger (professor da UNIRIO) e Fábio Presgrave (renomado violoncelista, doutor pela UNICAMP, hoje é professor da UFRN), todos parceiros de longa data da Casa de Música. No repertório, obras de A.Vivaldi, J.Haydn, J.Bragato, entre outros.
No dia 7 de abril, sexta-feira, o Cello Ensamble, formado por 35 músicos do festival, se apresenta às 20h na Capela de Santana da Pousada Ecorsini. A regência será de Kayami Satomi, violoncelista que já se apresentou em salas de todo o mundo e que, atualmente, é professor da Universidade Federal de Uberlândia e diretor artístico do UDI Ensamble.
A apresentação começa com o 4o Movimento da Sinfonia do Novo Mundo, do compositor checo da Era Romântica Antonín Dvorak. Em seguida, o grupo apresenta a 7a Sinfonia Allegretto (2. Movimento), de Ludwig van Beethoven. O programa traz ainda Ao pé da fogueira, obra do violinista, compositor e professor mineiro Flausino Vale. Na sequência, mais uma peça brasileira: Segunda neo-valsa, do maestro, compositor, arranjador e produtor musical Andersen Viana. Em seguida, Titanic, de James Horner.

O encerramento ficará por conta de Valsa das Flores, obra do compositor russo (que fez alguma das peças mais populares do repertório clássico) Piotr I. Tchaikovski. O encerramento do Festival de Violoncelos será no dia seguinte, 8 de abril, sábado, às 11h, no MMGERDAU – Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade, também com uma apresentação do Cello Ensamble. O repertório é o mesmo do dia anterior.
A entrada para todos os concertos é gratuita.

Atividades pedagógicas

Além da programação de concertos e do Concurso Nacional de Violoncelos, o festival conta com oficinas, masterclasses, ensaios diários da JOOB e do Ensamble, além de palestras. Essas atividades são realizadas na Paróquia da Sagrada Família e no Hotel Verdes Mares, das 9h às 17h. A entrada é exclusiva para os participantes e credenciados.
O Festival de Violoncelos tem patrocínio da Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio: Prefeitura Municipal de Ouro Branco, Consulado Geral da República Federal da Alemanha- Rio de Janeiro e Ala Empreendimentos.

PROGRAMAÇÃO
-VIII Festival de Violoncelos de Ouro Branco

01/04 – Sábado
Horário: 20h
Local: Capela de Santana da Pousada Ecorsini (antiga Fazenda Pé do Morro)
(Rodovia MG 129, Km 174, Ouro Branco)
Nani Celloquartett
Helena Ranck, Maria Luis Duarte, Rafael Gaspar, Renan Moreira

Programa:

“Now oh Now, I needs must part“
John Dowland (1563 – 1626)
Londres (Inglaterra)
(arr. Renan Moreira)

Gaillard
La Mourisque
Tielman Susato (1510 – 1570)
Soest (Alemanha)
(arr. Renan Moreira)

“Grave” (2019)
Renan Moreira (1990-)
Belo Horizonte (MG)

Allegro con brio (Hob III:74)
Adagio – Menuetto (Hob III:60)
Joseph Haydn (1732 – 1809)
Viena (Áustria)
(arr. Renan Moreira)

“Haffner” Sinfonie Nr 35 K385
Presto
W. A. Mozart (1756 – 1791)
Viena (Áustria)
(arr. Renan Moreira)

Erlkönig
F. Schubert (1797 – 1828)
Viena (Áustria)
(arr. Renan Moreira)

Morgenstimmung
E. Grieg (1843 – 1907)
Bergen (Noruega)
(arr. Renan Moreira)

Feierliches Stück
Richard Wagner (1813 – 1883)
Leipzig (Alemanha)
(arr. F. Grützmacher)

Luiza
Antonio Carlos Jobim (1927 – 1994)
Rio de Janeiro (RJ)
(arr. Demósthenes Junior)

Conversa de Botequim
Noel Rosa (1910 – 1937)
Rio de Janeiro (RJ)
(arr. Renan Moreira)
“Frêvioloncelando” (de “Violoncelada”)
Ernani Aguiar (1950-)
Petrópolis (RJ)
02/04 – Domingo
Horário: 20h
Local: Auditório do Hotel Verdes Mares
(rua Santo Antônio, 115, Ouro Branco)
Concerto de Professores do Festival
Programa
Suite nº1 Opus 131c
Präludium
Adagio
Fuge
Max Reger
Violoncelo: Olaf Nießing
3 Canções para violoncelo solo
Marcelo Carneiro
Violoncelo: Hugo Pilger

03/04 – Segunda-feira
Horário: 20h
Local: Capela de Santana da Pousada Ecorsini (antiga Fazenda Pé do Morro)
(Rodovia MG 129, Km 174, Ouro Branco)
Antônio Meneses (violoncelo)
Cristian Budu (piano)

Programa

Elegie
Après un rêve
Sicilienne
Gabriel Fauré
Sonata para violoncelo e piano

  1. Prologue
  2. Sérénade
  3. Finale
    Claude Debussy
    Sonata para violoncelo e piano
  4. Allegretto ben moderato
  5. Allegro molto
  6. Recitativo-Fantasia: ben moderato
  7. Allegreto poco mosso
    Cesar Franck
    04/04 – Terça-feira
    Horário: 16h
    Local: Auditório do Hotel Verdes Mares
    (rua Santo Antônio, 115, Ouro Branco)
    Segunda rodada do Concurso de Violoncelos
    Programa a definir

Horário: 20h
Local: Auditório do Hotel Verdes Mares
(rua Santo Antônio, 115, Ouro Branco)
Nani Celloquartett e convidados

Programa

Quinteto opus 34 – Fá menor (Arranjo para 6 cellos)
J.Brahms
Renan Moreira, Isaac Andrade, Rafael Gaspar ,Renan Moreira ,Maria Luís Duarte, Gabriel
Gonçalves e Leonardo Semensatto
Pás de Deux para 2 Cellos (estreia mundial)
Ulrich Schultheiss
Matias de Oliveira Pinto e Fábio Presgrave
05/04 – Quarta-feira
Horário: 20h
Local: Auditório do Hotel Verdes Mares
(rua Santo Antônio, 115, Ouro Branco)
Concerto dos vencedores do Concurso de Violoncelos
Repertório a definir

06/04 – Quinta-feira
Local: Capela de Santana da Pousada Ecorsini (antiga Fazenda Pé do Morro)
(Rodovia MG 129, Km 174, Ouro Branco)

Jovem Orquestra de Ouro Branco e solistas
Regência: Olaf Nießing

Programa

Concerto Alla Rustica em Sol maior
A.Vivaldi

Concerto em Ré maior
J.Haydn
Solo: Matias de Oliveira Pinto

Elegie
G.Fauré
Solo: Eduardo Swerts
Graciele y Buenos Aires
J.Bragato
Solo: Hugo Pilger

Saudades
J. Bragato
Solo: Fábio Presgrave

07/04 – Sexta-feira

Local: Capela de Santana da Pousada Ecorsini (antiga Fazenda Pé do Morro)
(Rodovia MG 129, Km 174, Ouro Branco)

Cello Ensamble
Regente: Kayami Satomi

Programa:
4o
Mov. Sinfonia do Novo Mundo
6 celli
Antonín Dvorak

7a Sinfonia Allegretto (2. movimento)
6 celli
L.v. Beethoven
Ao pé da fogueira
6 celli
Flausino Vale
Segunda Neo-valsa
6 celli
Andersen Viana
Titanic
12 vozes
James Horner
Valsa das flores
6 celli
P. I. Tchaikovsky

08/04 – Sábado
Local: MMGERDAU – Museu das Minas e do Metal
Endereço: Praça da Liberdade, s/n, Belo Horizonte
Cello Ensamble
Regente: Kayami Satomi

Programa: o mesmo do dia 07/04

Acompanhe a Casa de Música pelo site e redes sociais!
Site: wwww.casademusica.org
Facebook: /www.facebook.com/casa.demusica.1
Instagram:@casademusicaob/ @festivalcelloob
Informações para a imprensa, fotos e agendamento de entrevistas:
(31) 98628-2248 – Comunicação Casa de Música de Ouro Branco

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade