Você sabe até quando o RG antigo será válido? Já existe uma data definida pelo governo. Descubra até quando você pode usá-lo!
O Brasil está implementando um novo documento de identidade, seguindo um estilo mais adequado para cumprir os padrões internacionais e diminuir burocracias em viagens e outros detalhes.
O novo documento é a Carteira de Identidade Nacional (CIN) e já vem sendo emitida desde julho do ano passado, tendo iniciado no Rio Grande do Sul e logo seguindo para demais estados brasileiros, como o Acre, Distrito Federal, Minas Gerais e Goiás.
Como é o novo documento?
A CIN será o documento de identificação único do país, unificando todos os números registrados espalhados pelos entes federativos do país, de modo que não existirá mais nenhuma identidade com numerações distintas.
Para isso, a CIN utiliza o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como inscrição de registro geral, que então será único e terá validade em todo o território nacional, substituindo aos poucos o antigo RG.
Mas, como o plano é substituir o documento antigo e passar a utilizar somente a CIN, qual será o prazo de validade para o RG? O governo federal já determinou um prazo para o documento ser substituído.
Qual a validade do antigo RG?
De acordo com o determinado pelo Governo Federal, que pretende a substituição gradual e contínua do documento antigo pelo novo, o RG atual é válido até o dia 28 de fevereiro de 2032, então ninguém precisa correr para atualizar sua identificação.
Inclusive, não são todos os estados do Brasil que já estão emitindo a nova identidade, sendo apenas 11 até o presente momento, que seguem logo abaixo:
- Acre;
- Alagoas;
- Distrito Federal;
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Minas Gerais;
- Paraná;
- Pernambuco;
- Rio Grande do Sul;
- Rio de Janeiro;
- Santa Catarina.
Já os brasileiros com 60 anos ou mais, a substituição do documento não será obrigatória, de modo que para essa parcela da população o RG atual será válido até mesmo após o prazo informado pelo Governo Federal.
Quanto vai custar a emissão da CIN?
A primeira via da Carteira de Identidade Nacional terá a emissão da primeira via e renovações feitas totalmente de graça. No entanto, as segundas vias serão cobradas de acordo com os tributos de cada estado brasileiro.
Quando todos os estados irão emitir o novo documento?
Anteriormente, o prazo para que todos os estados brasileiros estivessem aptos a emitir a CIN era até o dia 6 de março do atual ano. No entanto, o governo federal prorrogou este prazo, de modo que agora os estados devem fornecer o serviço até o dia 6 de novembro de 2023.
Outros detalhes
Será permitido ao cidadão optar por duas versões do novo documento, uma física e outra digital, mas ambas seguindo o mesmo padrão de segurança e layout. No entanto, mesmo quem optar pela digital, precisa antes emitir a carteira física.
A opção física será emitida em papel ou em policarbonato, visando atender a parcela da sociedade que não possui acesso à internet, seja por computadores ou celulares. A versão digital, por outro lado, poderá ser obtida pelo portal Gov.Br.
FONTE CAPITALIST