12 de junho de 2024 19:02

Empreendedor e ativista sinaliza candidatura a prefeito de Lafaiete em 2024: “é hora de mudar esse cenário de pobreza”, assinalou

O publicitário, empreendedor e ativista Renato Mesquita Silva, de 42 anos, mais conhecido como “Renato da Percentual”, alimenta um sonho de materializar através da política, a implantação de diversas políticas públicas na mais variados setores da vida de Lafaiete.
Com o jargão, “virar a chave”, ele prega a renovação política e já encaminha sua candidatura para 2024, entre outros pretendentes que já ensaiam a disputa. “Por que o ingressar na política? Justiça e indignação. Chega de aceitar que pessoas escolham por você”, pontuou Renato em entrevista a nossa reportagem ao confirmar sua intenção de participar do pleito a sucessão de Mário Marcus (União Brasil).
Além da formação profissional, ao longo dos anos, Renato se especializou, mesmo sem planejar uma carreira política, em governança, planejamento estratégico, e gestão para organização pública.
Em 2006, ele foi o autor e coordenador do projeto Câmara itinerante, aproximando o poder do cidadão lafaietense. Com diversas participações em entidades, exercendo a cidadania, voluntariado e o empreendedorismo cultural e social, com atuação no Clube do Cavalo, diretor do Clube Garagem Antiga, Presidente do Mineiro, do Morro da Mina, através de 170 crianças na formação profissional das categorias de base.
Em 2019, Renato ingressou como voluntário para o grupo “Mãos Ajudadoras” contribuindo na promoção de bazar solidário, com intuito de arrecadar recursos dinheiro para montagem de cestas básicas. Também através de parceria com Tiro de Guerra, através do Sargento Marcos, auxilia no encaminhamento de atiradores ao mercado de trabalho.

Profissional

No campo profissional, Renato da Percentual é um empreendedor de sucesso atuando de forma pioneira na atração de negócios como a instalação em Lafaiete de um XPT do Mercado Livre que movimenta a economia com 70 colaboradores diretos e indiretos. “. Hoje é Diretor da empresa Percentual Distribuidora.

Atuação política

Em 2020 Renato fez sua primeira incursão no plano eleitoral ficando suplente de vereador na eleição Municipal, com quase 600 votos. Na eleição 2022 foi responsável pela campanha na cidade, do atual Senador eleito por Minas Gerais Cleitinho Azevedo (Republicanos). “Considero-me liberal para coisas econômicas e conservador para assuntos que dizem respeito a família. Com experiência adquirida no setor privado, tenho certeza que também posso contribuir com crescimento e desenvolvimento da nossa querida cidade que escolhemos para formar família e trabalhar. Sempre Digo ” Lafaiete tem problemas de cidade grande com arrecadação de cidade pequena e é hora de mudar esse cenário de pobreza”, assinalou.

A vida

Renato cresceu em um bairro de periferia, no Bairro Paulo VI, uma comunidade mais afastada do centro e dos olhares dos governantes, com a falta de atenção do serviço público. “Conheço toda estrutura do serviço público e seu sistema, porque utilizei todas elas, sempre estudei em escola pública, enfrentei filas no pronto socorro, PSF e INSS para consultas. Usei transporte público muitos anos, meus filhos frequentaram creche. Tive o primeiro contato e acesso a política em 1997. Foi quando resolvi sair da inércia e tomar a frente de decisões que trariam resultados a população. Me considero uma pessoa de ação estratégica e pró ativa. Atitude é fazer hoje pela geração do futuro e deixar um legado”, concluiu.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade