27 de abril de 2024 16:13

Crime ambiental: temporal atinge área de mineradora e polui Rio Paraopeba em Belo Vale

Um temporal atingiu na tarde desta sexta-feira (14) na área da mineradora Green Metals, em Belo Vale, na Região Central de Minas Gerais, e provocou uma enxurrada com barro chegando a comunidade dos Pintos. Não houve vítimas. As estradas rurais foram comprometidas.

A água de barro da mineração contaminou diversos córregos atingindo o Rio Paraopeba, em mais um desastre ambiental. A água que abastece a comunidade também foi comprometida. Defesa Civil de Velo Vale e o Prefeito Nequinha (MDB) estão reunidos neste momento com a mineradora para dimensionar o tamanho dos impactos ambientais e minimizar os prejuízos a comunidade.

A Mina da Baixada não possui barragem e o sistema de drenagem da mina verteu água por causa do grande volume de chuva. Em março de 2019, a Comunidade do Pintos também foi atingida por um transbordamento e a à época a empresa se comprometeu a aperfeiçoar a drenagem para diminuir os impactos do excesso de chuva. Segundo informações, a empresa está fazendo um mutirão/operação para “corrigir” impactos.

Nossa reportagem não conseguiu contato com mineradora Green Metals.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade