O Bolsa Família é um dos principais instrumentos de combate à pobreza e promoção da inclusão social no Brasil. Ao longo dos anos, o programa tem auxiliado diversas famílias a superarem situações de vulnerabilidade socioeconômica. No entanto, com as mudanças nos critérios de elegibilidade para o programa, muitas dúvidas surgiram, especialmente no que diz respeito às pessoas que moram sozinhas. Uma das questões que tem gerado debates e incertezas é se indivíduos que vivem sozinhos têm direito a receber o benefício do Bolsa Família.
Entenda o que mudou no benefício do Bolsa Família e confira a situação das pessoas que moram sozinhas e recebem os pagamentos do programa de transferência de renda.
Bolsa Família passa por pente-fino
O Bolsa Família tem passado por um pente-fino desde o início deste ano. O objetivo das verificações é encerrar o benefício de cidadãos cadastrados de forma irregular no programa de transferência de renda. Diante disso, os principais atingidos são pessoas que moram sozinhas, os chamados beneficiários unipessoais.
Isso porque as principais fraudes encontradas eram de pessoas nessa situação. A maioria dos beneficiários cadastrados como unipessoais pertenciam a um grupo familiar. Sendo assim, a família acabava recebendo mais de um pagamento.
Este tipo de fraude disparou durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que instituiu o Auxílio Brasil no lugar do Bolsa Família. Isso porque no então programa de transferência de renda o benefício não aumentava de acordo com a quantidade de integrantes da família. Diante disso, cerca de 5 milhões de fraudes em famílias unipessoais surgiram até o final de 2022.
Pessoas que moram sozinhas podem receber o benefício?
Pessoas que moram sozinhas podem receber o benefício. Contudo, deverão passar pela revisão dos dados do Cadastro Único (CadÚnico). Assim, os beneficiários só poderão seguir recebendo o pagamento do programam de transferência de renda desde que estejam enquadrados nas normas de elegibilidade e não apresentem fraudes, como as mencionadas. Caso contrário, o Bolsa Família será automaticamente cancelado.