A Vale e as Defesas Civis de Jeceaba e Congonhas realizarão no dia 18/04, terça-feira, às 14h, o simulado prático de emergência com as comunidades localizadas na Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem 7 e o teste inicial de novas sirenes da mesma estrutura, localizada na Mina de Viga. Cerca de 2 mil pessoas serão contempladas pelo exercício.
A atividade – que é rotineira e tem caráter preventivo – deve envolver empregados da empresa e moradores da região. No horário do simulado, haverá o toque real de sirenes, incluindo as novas – antes é emitida uma mensagem informando que se trata de um simulado – e os participantes deverão seguir as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro localizados em área segura.
Para realização da atividade com segurança, haverá interdição de vias por cerca de 20 minutos. Ficarão interditadas as vias 511 (estrada vicinal de Belo Vale); estrada da região de Mato Félix; Forninho (estrada sentido Congonhas); Rua Antônio Isidoro Dias; estrada sentido ao distrito de Machado (perto da Fazenda Zé Mendes); estrada sentido à divisa de Jeceaba com São Brás do Suaçuí (perto da Fazenda do Avestruz); estrada municipal José André Veado (região de Caetano Lopes); e estrada MG 155/km 06.
O simulado é uma continuidade das ações que fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas, em cumprimento à legislação vigente. O objetivo é reforçar a cultura de prevenção, e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência envolvendo barragens.
Não houve alteração na condição de segurança das estruturas. As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo, e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG).
Informações sobre as estruturas podem ser obtidas no site www.vale.com/esg.
Prevenção
A medida preventiva integra a contínua melhoria da Vale na gestão de suas estruturas de disposição de rejeitos, norteada pelas melhores e mais rigorosas práticas estabelecidas pelo Padrão Global da Indústria para a Gestão de Rejeitos (GISTM, em inglês). O foco prioritário é a segurança das pessoas, a redução de riscos e o cuidado com o meio ambiente.
A empresa cumpre um cronograma de testes de sirenes, seminários orientativos e exercícios simulados com objetivo de desenvolver e fortalecer a cultura de prevenção nas comunidades onde atua. Já foram implementados mais de 100 Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBMs) em estruturas localizadas em Minas Gerais e no Pará, nas unidades de negócios Ferrosos e Metais Básicos no Brasil.