28 de abril de 2024 07:24

8 destinos de inverno em Minas Gerais

Tem lugares que combinam perfeitamente com o friozinho, e nessa época, os destinos de inverno em Minas Gerais ficam cobiçadíssimos.
Lugares que pedem um bom vinho e abraços apertados, cidadezinhas acolhedoras com suas lareiras e seus fogões de lenha, lugarejos com o céu
estrelado iluminando as noites. Se tiver Festival de Inverno então… Tudo isso Minas tem de sobra!
Confira algumas cidades perfeitas para a estação, com dicas de atrações interessantes, gastronomia e hospedagem.
Tiradentes é uma das cidades frias de Minas Gerais

8 destinos de inverno em Minas Gerais

Tiradentes

Tiradentes é a mais charmosa das cidades históricas mineiras. Seus lampiões dão um clima especial às noites e suas ruas de pedra ficam cheias de cachecóis e gorros de lã. Com seus inúmeros restaurantes de diversas especialidades, a cidade é simplesmente a cara do inverno.
O turismo em Tiradentes tem foco em atividades culturais. São diversas igrejas barrocas centenárias e alguns museus com acervos históricos, religiosos e culturais. Isso sem falar no delicioso passeio de Maria-Fumaça.
A cidade da Zona das Vertentes de Minas ainda é conhecida pelo artesanato e pelos móveis de madeira de demolição. Sua rede hoteleira variada e com excelente infraestrutura torna esse destino um dos mais cobiçados durante o inverno.

Conceição de Ibitipoca

A vila de Ibitipoca é mais conhecida por suas incríveis cachoeiras de águas alaranjadas. Mas as noites amenas se intensificam no inverno e suas ruas estreitas e escurinhas ficam disputadas. Para esquentar o frio, tem sempre um forrozinho pé de serra.
O distrito de Lima Duarte, na Zona da Mata mineira, tem um restaurante a cada passo, com pratos incrementados que fazem a estação ficar ainda mais deliciosa.
A cidade tem campings, pousadas de vários estilos, hotéis, chalés e casas para aluguel.
Encarar as águas geladas das cachoeiras pode ser impossível, mas durante o dia, os mais animados aproveitam as diversas trilhas do Parque Estadual do Ibitipoca para aquecer o corpo e a mente.

Monte Verde

Monte Verde, distrito de Camanducaia próximo à São Paulo, é mais um dos destinos de inverno em Minas Gerais, em plena Serra da Mantiqueira. Aliás, é o segundo ponto mais alto da serra.
Seus bosques de araucárias, mirantes e picos atraem amantes da natureza, enquanto seus restaurantes cheios de trutas e fondues encantam os apaixonados pelos prazeres à mesa.
Entre as principais atrações estão a Pedra Redonda e Pico do Selado. Quem procura algo mais light encontra o Orquidário, o City Tour e os passeios pelas fábricas de chocolates.
A cidade tem uma excelente infraestrutura hoteleira, e o número de vagas disponíveis cai na mesma intensidade que os termômetros.

São Lourenço

São Lourenço, no Circuito das Águas e no Caminho Velho da Estrada Real, é conhecida pelo balneário do Parque das Águas, com suas fontes medicinais. Mas é com o frio certo do Sul de Minas que cidade alcança seu ponto máximo.
Além do parque, fazem sucesso o passeio de balão e a viagem de Maria-Fumaça até Soledade de Minas.
Lá, os doces, as cachaças e os cafés ajudam a amenizar o frio, além, claro, da comida mineira. São diversos hotéis e pousadas na cidade, e muitos ainda
aproveitam para conhecer Caxambu, a vizinha que também conta com um parque com fontes medicinais.

Ouro Preto

O vale profundo entre as montanhas de Minas onde está a primeira cidade do Caminho Velho da Estrada Real dispensa comentários.
Suas ladeiras de pedra e igrejas setecentistas, sua importância histórica e sua beleza fizeram dela Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Tudo isso fica ainda mais realçado durante o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, que acontece em julho.
A diversidade de manifestações artísticas atrai os holofotes e o burburinho toma conta das ruas de Ouro Preto. As tradicionais cachaças e os pratos quentes da culinária mineira ajudam a aquecer os corações de quem visita o maior conjunto arquitetônico barroco do mundo. E as pousadas e hotéis são um aconchego só.

São João del-Rei

O inverno é tão convidativo em São João del-Rei que a cidade tem um dos Festivais de Inverno mais tradicionais de Minas.
Durante o mês de julho, o Inverno Cultural UFSJ mistura oficinas, shows e intercâmbio cultural nas montanhas históricas da cidade. Durante o dia, a dica é conhecer as belíssimas igrejas e os museus.
A ruas estreitas do Centro Histórico dessa bela cidade do Campo das Vertentes ficam cheias dos mais variados sotaques de quem vem aproveitar o frio e as especialidades da gastronomia mineira.
A ampla rede de hospedagem agrada em cheio quem não abre mão do conforto e do clima de interior.

Alto Caparaó

A cidade cercada pela Serra do Caparaó abriga a principal entrada para o parque de mesmo nome. É lá que está o Pico da Bandeira, ponto mais alto de Minas Gerais e o 3º mais alto do país, com 2892 metros.
O parque tem trilhas acessíveis e é muito procurado pelos que gostam de assistir o sol nascer sobre as nuvens Localizada na Zona da Mata, e perto da divisa com o Espírito Santo, a cidade é um dos principais destinos de ecoturismo e montanhismo em Minas.
Pelas ruas é possível encontrar variados hotéis, restaurantes, lojas de artigos outdoor para aluguel e venda e claro, inúmeras cafeterias. Se você aprecia a
bebida, saiba que Alto Caparaó é uma das principais cidades produtoras de café arábica do mundo.

Maria da Fé

A cidade conhecida por ser a mais fria de Minas Gerais fecha a lista com a garantia de que os casacos mais quentes vão precisar de reforço. Os pinheiros,
oliveiras, eucaliptos e araucárias confirmam o clima fresco de Maria da Fé, na Serra da Mantiqueira e Sul de Minas.
A cidade cheia de belezas naturais faz parte do Caminho Velho da Estrada Real e conserva a paz do interior. As cachoeiras, a vocação para o ecoturismo e a suculenta comida caseira mineira atraem muitos visitantes, principalmente para conhecer as maiores plantações de oliveiras do Brasil. Bem como o primeiro azeite virgem extra brasileiros.
Mais um dos destinos de inverno em Minas Gerais que esbanja hospitalidade, colocada em prática em suas diversas pousadas e hotéis.

Destinos de inverno em Minas Gerais: como visitar?

Todas essas cidades que citamos podem ser visitadas de ônibus, mas é bem mais prático e confortável viajar de carro. Além de curtir melhor as belas
montanhas de Minas, o roteiro fica mais fácil, pois algumas dessas cidades têm poucos horários de ônibus, ou é preciso fazer baldeação.
Caso precise alugar um carro para visitar as cidades mais frias de Minas Gerais, nós recomendamos que você use o buscador online da RentCars para encontrar a melhor opção. Ele compara preços das locadoras disponíveis e é possível reservar através dele mesmo, com toda a segurança.

FONTE VIDAS EM PAREDES

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade