28 de abril de 2024 07:52

Urgente: Com revisão da vida toda, esses aposentados podem ganhar mais; Veja lista

Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), os processos de Revisão da Vida Toda deverão ser retomados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), de modo que sejam pagos aos beneficiários do órgão.

Entenda aqui:

  • O que é a Revisão da Vida Toda?
  • Como a Revisão pode afetar seu benefício do INSS?
  • INSS tenta suspender revisão mas STF manda pagar;
  • Busque um profissional antes de solicitar sua revisão!

Revisão da vida toda?

A revisão da vida toda trata-se de um processo judicial que permite aos aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS incluir no cálculo médio de seu benefício as contribuições prévias ao ano de 1994.

Dessa forma, com a inclusão destes novos valores, alguns beneficiários do órgão podem receber aumentos consideráveis em suas folhas de pagamento. A solicitação deve ser feita por ação judicial e está disponível para quem aposentou-se há menos de 10 anos e antes de 2019.

Como a Revisão pode afetar seu benefício do INSS?

A inclusão dos novos valores, a depender do caso, pode resultar em um aumento considerável no valor da aposentadoria ou benefício. Isso, pois há beneficiários do INSS com contribuições mais altas no período, porém que não foram contabilizadas no cálculo da aposentadoria.

Deve-se tomar cuidado, entretanto, uma vez que a solicitação também pode reduzir sua aposentadoria, isso caso a nova média seja inferior à média atual. Por isso recomenda-se buscar um profissional especializado para analisar seu caso individualmente.

INSS tenta suspender revisão, mas STF manda pagar

No ano de 2023 o INSS solicitou ao Supremo Tribunal Federal em duas ocasiões que suspendesse os processos de revisão da vida toda, alegando que não teria como arcar com os custos imediatos.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade