30 de abril de 2024 09:37

Congonhas oferta curso para aumentar participação das empresas locais nas compras públicas

Com objetivo de aumentar a participação das empresas locais nas compras da Prefeitura, o Governo Municipal em parceria com o SEBRAE, ofertou para micro e pequenos empresários de Congonhas, um curso com orientações atualizadas de como vender para órgãos públicos através da participação em licitações.

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, a Prefeitura de Congonhas compra, em média, R$100 milhões por ano em produtos e serviços, o que a torna um importante atrativo de mercado para as empresas locais.

Diego Derossi é proprietário de uma empresa de tecnologia e para ele, o curso foi uma importante oportunidade para desenvolver seu negócio. “Foi minha primeira experiência que eu estou apaixonado. Estou saindo daqui cheio de ideias, de anotações, de planos que eu quero colocar em prática no meu negócio urgentemente e tenho certeza que grandes coisas vão acontecer”, comentou.

Adriana Bartolomeu é empresária em Congonhas há mais de 20 anos no ramo de recursos humanos e de hospedagem corporativa e para ela que já participa de processos licitatórios há mais tempo, o curso trouxe uma novidade para otimizar seu trabalho e ampliou as suas possibilidades.

“Tem informações que a gente não tinha conhecimento nenhum e olha que eu já participei de licitações em outras prefeituras e aqui também, há anos atrás. Sorte nossa que fizemos a inscrição e estamos aqui participando deste curso. Na apostila [fornecida no curso] tem uma planilha e um gráfico [onde] a gente fazo teste para ver se vale a pena participar de uma concorrência, orçamento ou licitação. Acho que a gente vai usar muito essa parte da apostila e eu fiquei encantada”, frisou.

Atualmente existem em Congonhas mais de 4 mil CNPJs ativos. Mais de 1.100 deles estariam aptos a participar dos pregões eletrônicos da Prefeitura. Deste total, pouco mais de 200 venceram os processos licitatórios e fecharam negócios com a Prefeitura em 2022. De acordo com o Superintendente de Desenvolvimento Econômico, Geordane Silva, o Governo pretende utilizar cursos e orientações como estas para auxiliar os empreendedores locais a participarem mais das licitações e, com isso usar o poder de compra da Administração Pública como um instrumento de fomento ao desenvolvimento econômico e social do município.

“A Prefeitura de Congonhas compra muitos produtos e serviços. Nós já temos aqui uma instituição muito potente economicamente. Se nós conseguirmos comprar todos os serviços e produtos internamente nós vamos garantir que isso vá se espalhando para o setor de comércio e de serviços. Isso vai gerar emprego e renda. Então é fundamental que os empresários da cidade estejam preparados para participar do processo licitatório”, finalizou Geordane.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade