Faleceu em Belo Horizonte a Acadêmica Efetiva-Fundadora da ACLCL Zeni de Barros Lana. Nascida em Queluz de Minas, distrito de Itaverava, aos 25 de fevereiro de 1934 era filha de José de Campos Lana e de Maria de Barros Lana e neta do ex-presidente da Câmara de Queluz Antônio Roberto Ferreira Barros, seu patrono na Academia.
Formada em Letras Neolatinas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, cursou o primário em Caeté, o ginásio no Colégio Pio XII em Belo Horizonte e a formação de professores no Colégio Nossa Senhora da Piedade. Era também tradutora, intérprete, bibliotecária, escritora, pesquisadora e poliglota.
Educadora, atuou na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais nas modalidades Pré-Escolar, Aperfeiçoamento do Magistério e Orientação Educacional. Trabalhou no afamado Instituto de Educação por mais de duas décadas, lecionando Português e Literatura no programa de formação de professores primários e no curso superior em Pedagogia. A convite do governo de Israel frequentou o I Curso de Sistemas Educacionais para professores estrangeiros.
Autora de livros, artigos, ensaios e manuais, era membro de diversas entidades culturais dedicadas às Letras e à Cultura como União Brasileira de Trovadores; Clube de Trovadores; Academia de Letras e Ciências de São Lourenço; Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni; Academia Internacional de Ciências, Letras, Artes e Filosofia; e Centro Cultural Literário e Artístico de Gazeta de Figueiras (Portugal).
Zeni deixa um legado imenso de culto às Letras, à Língua Portuguesa e às Artes. Possui trabalhos publicados em vários livros coletivos e jornais.
Nosso sodalício veste o luto dos mortais e sente profundamente o passamento de tão nobre associada.
Acad. Moises Mota da Silva
presidente da ACLCL
Brilhando ao sol da ilusão,
na bateia dos amores,
as pedras, em profusão,
vão-se transformando em flores.
Zeni de Barros Lana