Enquanto não há candidatos eleitos e empossados nas novas eleições ainda de 2020 de Lamim (MG), o presidente da Câmara de Vereadores do município, Mirene das Graças (PP) continua respondendo pelo Executivo municipal desde o dia 1º de janeiro. Mas este quadro mudará até dia 4 de junho quando ocorre a eleição para a escolha do novo prefeito da simpática e acolhedora Lamim, terra do Divino Espírito, religiosidade que marca os mais de 310 anos de fundação da comunidade, oriunda dos desbravadores portugueses, egressos da Ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores , Pedro José da Rosa, Francisco Souza Rego e José Pires Lamim.
Com este espírito dos fundadores em busca de novas perspectivas e novas descobertas para a cidade, é que os mais de 3 mil eleitores vão escolher entre a prefeita interina, Mirene das Graças (PP/PL) e Severiano Afonso dos Santos (PSD), mais conhecido como Viano (PSD) o novo mandatário.
Oficialmente, a campanha eleitoral iniciou nesta quinta-feira (4), há exatos 32 dias antes da votação. Os 2 pretendentes já estão em plena campanha e aguardam o registro definitivo de suas candidaturas pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE).
Registro eleitoral
Mirene das Graças da Silva, tem 50 anos, é divorciada, tem curso superior completo e sua coligação é “Juntos por Lamim”. O vice é Geraldo Gualberto Xavier (PL). Ao TSE, Mirene declarou bens no valor de R$ 15 mil. Já Viano é casado, tem 57 anos, ensino fundamental completo e seu vice é Geraldo de Paula e Silva. Não há prestação de bens ao TSE.
Planos de governo
Os planos de governo, registrados na justiça eleitoral, são arrojados. Viano prometeu implantar o sistema de tratamento de efluentes domésticos na área urbana (ETE), criar o Museu e Arquivo público de Lamim; implantar o sistema de Raio X municipal e criar o programa municipal de moradia popular;
Já Mirene tem em suas propostas disponibilizar vale – alimentação para os funcionários; criar o Centro de Referência do Idoso, Disponibilizar internet gratuita em todas as escolas do município; Criação de período integral nas escolas municipais com aulas complementares de música, dança, cultivo de hortaliças, artesanato, esportes, reciclagem, projetos de leitura entre outros; viabilizar a implantação da APAE Lamim e implantar ETE (Estação de Tratamento de Esgoto);
Informações
Estão aptos para votar os eleitores inscritos no município até o dia 4 de janeiro de 2023. A votação será das 8h às 17h, com as mesmas Mesas Receptoras de Votos constituídas para as eleições que aconteceram em novembro de 2020. As eleitoras e os eleitores que não puderem comparecer às urnas poderão fazer a justificativa no próprio dia 4 de junho pelo aplicativo e-Título. Quem não fizer a justificativa na data da votação terá 60 dias para o procedimento, podendo realizá-lo também no e-Título ou no sistema Justifica.
A diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até o dia 26 de junho de 2023 e após cabe a Câmara a posse do vencedor. A partir do dia 3 de maio até a proclamação dos candidatos eleitos, o cartório eleitoral da 87ª ZE, de Conselheiro Lafaiete (responsável pelo município de Lamim) funcionará das 12h às 19h nos dias úteis, e das 13h às 19h aos sábados, domingos e feriados.
Outras eleições suplementares
Além de Lamim, oito outros municípios já realizaram novas eleições. Em 2021: Campestre e Espera Feliz (13 de junho), São Gonçalo do Sapucaí (4 de julho), Antônio Carlos e Ibertioga (1º de agosto) e Pedra do Anta (12 de setembro). Em 2022, Japaraíba (3 de abril) e Divisa Alegre (11 de dezembro).
A primeira eleição suplementar de Divisa Alegre foi anulada pelo TRE e o município aguarda a marcação de data para um novo pleito.