Na madrugada de sexta-feira (05), durante patrulhamento pela Rodovia BR 040, em Barbacena (MG) militares entraram em um posto de combustíveis e visualizaram um veículo suspeito, Ford Ka de cor vermelha, estacionado no local. Assim que a guarnição iniciou o deslocamento um homem começou a gritar que estaria ocorrendo um roubo. Neste momento, os militares visualizaram dois homens correndo e o veículo Ford Ka arrancou bruscamente fugindo pela BR 040.
Após várias ordens de parada através de sinais visuais e sonoros, um homem, 26 anos, abandonou o veículo Ford Ka às margens da rodovia, fugindo para uma mata existente no local, contudo foi alcançado e preso pelos militares.
A vítima, um homem de 28 anos, relatou que estava dormindo no interior do seu caminhão, quando este disparou o alarme e acusou movimentação no interior do baú. O homem verificou a presença de três pessoas realizando o transbordo da carga de seu caminhão para outro caminhão que estava estacionado rente ao seu.
Neste momento, os autores bateram no vidro da janela e determinaram que a vítima abrisse a porta do veículo, porém a vítima alegou que o caminhão estava bloqueado e não teria como abrir a porta. Os autores, simulando estarem portando uma arma de fogo embaixo da blusa, mandaram que a vítima descesse do veículo através da janela e permanecesse no interior do Ford Ka juntamente com um dos autores e caso não o fizesse, eles iriam “mandar bala e a coisa ia ficar feia”, forçando-o a sair pela janela.
A vítima relatou que foi colocada dentro do veículo Ford Ka, onde ficou sob a guarda de um dos autores, enquanto os demais faziam o transbordo da carga para o segundo caminhão quando foram surpreendidos com a chegada da PM e empreenderam fuga. Nesse momento, a vítima conseguiu sair do interior do Ford Ka e pedir socorro. A vítima disse que não visualizou nenhuma arma de fogo. O caminhão usado pelos autores estava com uma placa falsa, mas em consulta do chassi, foi possível verificar a placa verdadeira e ver que havia sido furtado na cidade de Betim. Foram realizadas diligências no intuito de localizar e prender os outros autores, contudo sem êxito.