O município de Carandaí continua realizando investimentos significativos no Patrimônio Cultural. Depois de iniciar as obras na Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, na comunidade do Bom Jardim e na Estação Ferroviária de Carandaí, ambos bens culturais tombados pelo o município, a prefeitura informa a todos que a abertura das propostas da tomada de preços nº003/2023, para a reforma da Estação Ferroviária do distrito de Hermilo Alves, bem cultural inventariado no ano de 2008, aconteceu no dia 02 de maio de 2023, tendo como vencedora a empresa Matos & Tiago LTDA.
O planejamento dessas obras já vinha sendo realizado pela Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, através da Diretoria de Cultura, Turismo e Patrimônio Cultural em parceria com o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural desde o ano de 2020, onde foram realizadas várias reuniões, licitação de projetos técnicos, vistorias, discussão e deliberação pelos conselheiros municipais, culminando no processo licitatório do último dia 02.
Essas obras são de grande relevância para a preservação do Patrimônio Cultural local e através delas o município reafirma seu compromisso com a preservação de sua identidade cultural e memória local, pois, esses bens fazem parte da história da cidade de Carandaí. Após a realização da licitação e da escolha da empresa vencedora, a prefeitura municipal irá realizar a homologação do processo e posteriormente será dada a ordem de serviço para início da obra.
A Secretária de Cultura, Mariza Mateiro, diz que “essas obras são o resultado de muito trabalho na Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo em parceria com o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, o que mostra o comprometimento da Diretoria de Patrimônio Cultural na defesa e preservação dos nossos bens culturais. Isso enche nossos corações de alegria, pois é a efetivação de um trabalho que vinha sendo desenvolvido há algum tempo, estamos muito felizes e ansiosos para ver nosso patrimônio preservado”. A Secretária diz ainda que serão realizadas ações de Educação Patrimonial com a comunidade, visando a apresentação dos projetos técnicos e a busca de parceria na fiscalização das obras.