Confira as datas agendadas este ano para o saque-aniversário e entenda quem pode retirar parte do saldo do FGTS.
Segue disponível o pagamento do saque-aniversário, também conhecido como saque FGTS. Aniversariantes de maio interessados na modalidade têm até o próximo dia 31 para solicitar a retirada do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, com faixas que variam de R$ 250 a R$ 3,9 mil, a depender do saldo em conta.
Confira a seguir o calendário completo deste ano tanto para adesão à modalidade como para realização dos saques. Saiba quem pode solicitar o saque-aniversário e o que acontece com o saque-rescisão em caso de retirada antecipada do FGTS.
Datas do saque-aniversário
Responsável pelos repasses, a Caixa Econômica recebe até o último dia de cada mês os pedidos de adesão dos aniversariantes interessados na retirada antecipada do FGTS. Já os valores ficam disponíveis por três meses:
- Saque FGTS dos aniversariantes de janeiro/fevereiro: prazos encerrados para saque;
- Aniversariantes de março: prazo encerrado para solicitação e saque disponível até 31/05;
- Aniversariantes de abril: prazo encerrado para solicitação e saque disponível até 30/06;
- Aniversariantes de maio: prazo aberto para adesão (até dia 31/05) e saque disponível até 31/07;
- Junho: saques entre 1º/06 (abertura do prazo de adesão) e 31/08;
- Julho: saques entre 3/07 (abertura do prazo de adesão) e 29/09;
- Agosto: saques entre 1º/08 (abertura do prazo de adesão) e 31/10;
- Setembro: saques entre 1º/09 (abertura do prazo de adesão) e 30/11;
- Outubro: saques entre 2/10 (abertura do prazo de adesão) e 29/12;
- Novembro: saques entre 1º/11/23 (abertura do prazo de adesão) e 31/01/24;
- Dezembro: saques entre 1º/12/23 (abertura do prazo de adesão) e 29/02/24.
Se as quantias liberadas não forem sacadas no prazo indicado, retornam automaticamente ao Fundo de Garantia, sem prejuízos ao trabalhador.
Já os titulares que optam pelo saque-aniversário, retiram a parcela e depois desejam retornar à modalidade rescisão devem ficar atentos ao prazo estipulado pela Caixa. É necessário aguardar dois anos para migrar novamente – confira este exemplo:
Como aderir ao saque do FGTS?
A solicitação de saque-aniversário pode ser realizada por meio do site do FGTS ou do aplicativo. Ao acessar o app, basta selecionar as opções “saque-aniversário” -> “optar por adesão”. O pedido deve ser realizado até o último dia do mês de aniversário.
Ambas as plataformas também permitem consultas simples sobre datas e valores, sem a necessidade de adesão.
Saque-aniversário x saque-rescisão
Lançado em 2020, o saque-aniversário é opcional e permite que trabalhadores com carteira assinada possam retirar parte do FGTS depositado no decorrer dos anos. As sete faixas de valores são estipuladas de acordo com o saldo de cada titular.
Quem opta pelo saque-aniversário perde o direito de sacar o valor integral do FGTS em casos originalmente previstos, como demissão sem justa causa, mas segue com direito à multa rescisória.
Já o saque-rescisão é automático, de modo que o trabalhador não precisa fazer a solicitação antecipada. A modalidade tradicional existe desde meados dos anos 1990 para amparo em situações como aposentadoria, doença grave e compra da casa própria, além da demissão sem justa causa.
FONTE CONCURSOS NO BRASIL